Benefícios da Vitamina C

As vitaminas são moléculas orgânicas necessárias em pequena quantidade para o funcionamento adequado do organismo. Elas funcionam, principalmente, como catalisadoras de reações químicas dentro do nosso corpo, ou seja, atuam aumentando a velocidade de uma reação. A vitamina B9, ou ácido fólico, pode ser obtida através do consumo de grãos como lentilha e feijão, além de verduras escuras como espinafre. Ela tem função importantíssima na produção de células que transportam o oxigênio pelo sangue, evitando a fadiga e quadros de anemia. A vitamina B5, que tem atuação direta sobre a saúde da pele e dos cabelos, e também ajuda a controlar o colesterol, está presente em cogumelos, amendoim, fígado de boi e salmão.

Presente em vários alimentos de origem vegetal, como nos óleos de soja e de milho, tomate e vegetais verde-escuros, esse nutriente tem importante papel antioxidante. A falta dele pode acarretar disfunções no sistema imunológico, além de doenças neuromusculares e retinopatia, um problema que compromete a visão. Também é responsável por remover substâncias tóxicas do organismo e auxiliar a produção de hormônios esteroides. A carência dessa vitamina pode causar diarreia, fadiga, irritabilidade, insônia, cefaleia, depressão, dermatites e lesões no sistema nervoso central. Uma alimentação saudável consegue garantir, na maioria das vezes, que todas as vitaminas estejam disponíveis para o funcionamento adequado do nosso organismo. Um fato curioso é que, diferentemente dos outros nutrientes, as vitaminas não necessitam ser ingeridas em grande quantidade.

É considerada um hormônio esteroide, pois é produzida do colesterol quando há exposição da pele aos raios solares. A vitamina B3, assim como as duas anteriores, também está presente na levedura da cerveja. Além disso, pode ser encontrada em peixes como a cavala, no fígado de boi e no amendoim.

A sugestão é, pelo menos, iniciar com 30 minutos de atividade cardiovascular, por três vezes na semana. E gradualmente, e com supervisão de um profissional, ir aumentando a quantidade e a intensidade das atividades. Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

Quais são os benefícios das vitaminas?

Faça um teste online, através de nosso simulador, e obtenha indicações de como cuidar de sua saúde de modo preventivo. Isso ocorre, principalmente, à medida em que as pessoas envelhecem porque os rins são menos capazes de converter a vitamina em sua forma ativa. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), os valores desejáveis para a população em geral é que seja superior a 20 ng/mL.

Como lidar com a depressão?

Contudo, em alguns alimentos a presença de vitaminas do complexo B é comprovada. Embora essenciais para a manutenção do nosso bem-estar, as vitaminas do chamado Complexo B não são produzidas pelo organismo em quantidade suficiente. Pesquisas recentes sugerem que esta substância pode ajudar a prevenir ácido hialurônico em capsulas uma variedade de doenças. A vitamina B12 é fundamental para o desenvolvimento cerebral e cognitivo do bebê, por isso é muito importante manter um bom acompanhamento profissional nesse período. Quando há carência de vitamina B12, há, por consequência, um desgaste na bainha de mielina.

Exercitar-se regularmente, principalmente em locais abertos, para também contribuir para exposição solar. Sabe-se que a atividade física rotineira pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão, liberando substâncias químicas “saudáveis”, como endorfinas no cérebro. O exercício físico também pode ajudar a reduzir os produtos químicos do sistema imunológico que pioram a depressão.

alimentos bons para gripe e garganta inflamada: como eles auxiliam na recuperação?

Além disso, a ingestão de alimentos fontes do micronutriente diminui as chances das grávidas desenvolverem anemias e infecções. O elemento contribui para o bom desenvolvimento do embrião, em todos os sentidos. As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento dos processos fisiológicos do corpo humano. Elas são classificadas pela sua solubilidade, ou seja, podem ser classificadas como lipossolúveis e hidrossolúveis. Durante um resfriado ou mesmo uma gripe, estudos mostraram quebons níveis de vitamina Cno organismo evitamsintomas muito fortese também promovem umarecuperação mais rápida.

Vitamina C ácido ascórbico

As substâncias pertencentes desse primeiro grupo de nutrientes são as vitaminas A, D, E e K. Há risco de intoxicação caso você ingira por longo período de tempo doses muito altas da vitamina. Caso tenha dúvidas sobre seus níveis de vitamina D, solicite um exame pelo seu médico, assim poderá saber se está suficiente ou deficiente na vitamina. A Vitamina D é bioquímicamente modificada em calcidiol, a forma da qual ela é estocada, seguido de uma conversão em calcitriol, logo sendo a forma esteroidal ativa. O calcitriol se liga ao receptor da vitamina D dentro da células, ligando ou desligando genes. É bem conhecido que essa vitamina atinge diversas células relacionadas a saúde óssea, por exemplo sinalizando as células no intestino para absorção de cálcio e fósforo.