Conceito de Logística

É o tipo de transporte mais indicado para os produtos que precisam de deslocamento a curta distância que estão acabados ou semiacabados. É também recomendado para aqueles com prazo curto de vencimento, como os produtos oriundos dos agronegócios como os grãos, laticínios e carnes. Além disso, muitos profissionais da engenharia absorvem a demanda por esses profissionais e atuam fortemente em cargos de logística. Em geral, o curso de logística é oferecido nas modalidades técnico (duração média de um ano) e tecnológico (duração média de dois anos).

Um pequeno e-commerce, por exemplo, pode manter um estoque reduzido e utilizar os serviços logísticos dos Correios. Na prática, isso significa controlar o estoque adequadamente, cuidar do armazenamento e organizar o transporte para cumprir os prazos de entrega. Seguindo o caminho inverso da logística comum, o foco aqui é o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, visando principalmente a preservação ambiental. Ao implantar uma logística reversa que ainda seja lucrativa, a empresa consegue alcançar não apenas sustentabilidade ambiental, mas também econômica. A modalidade é ideal para os profissionais que buscam aprimorar as técnicas de gestão e, inclusive, como meio para conhecer novas ferramentas e tendências.

O que é a terceirização na área de logística?

O cuidado com o local de armazenamento – tanto dos produtos, quanto da matéria prima – é uma parte fundamental da logística. De modo geral, para que não haja perdas em movimentação relacionadas à procura desses itens, é importante que locais seguros e de fácil acesso sejam escolhidos. A logística consiste na organização e planejamento rastreamento pedido de diversos processos da empresa. Logo, visto que todos esses aspectos representam um custo para a empresa, otimizá-los é uma estratégia importante para aumentar a competitividade e a saúde financeira. Assim, a logística consiste em uma forte organização e planejamento dos mais diversos processos de uma empresa.

Para completar, muitas vezes o destinatário também pode acompanhar a entrega, diminuindo as demandas por informações e reforçando ainda mais atransparência na relação entre o cliente e a empresaque presta o serviço de transporte. Para tomar as melhores decisões, é preciso estar munido de informações consistentes. Se você deseja consolidar um sistema de transporte eficiente, terá que ficar atento a cada etapa do processo — desde a expedição de uma carga até a entrega ao seu destino.

O que é a logística?

2011 – Inaugura a primeira estrutura com conceito totalmente inovador para logística em meio à outra crise financeira mundial. Conquista o mercado e se insere em todos os segmentos atuando com os grandes players. O trabalho remoto já era realidade para muita gente, mas virou um hábito ainda mais comum nos dois últimos anos. E mesmo que algumas empresas estejam retomando a rotina do trabalho presencial, ou um modelo híbrido, espera-se que um contingente considerável de pessoas… Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos. Outro ramo que o profissional de Logística pode seguir é o de armazenamento e embalagem.

Quais são os tipos?

Nesta época o grande objetivo era o estabelecimento de umcanal de distribuiçãoeficaz, capaz de entregar os pedidos dentro dos prazos estabelecidos com os clientes. Por se tratar de uma operação de alta complexidade é importante compreender o que é logística de transportes e a sua importância para o desempenho de um negócio. Esse conceito surge da necessidade de abastecer o setor industrial dos insumos necessários e para escoar a produção. Envolve diferentes tarefas e áreas, como gestão da cadeia de suprimentos, organização de frotas, controle de estoque, compra de fornecedores, entre outras. A importância da logística para as empresas é inquestionável, afinal, mais do que um setor operacional, ela é uma área estratégica, capaz de proporcionar uma melhor experiência para o consumidor e ainda reduzir custos. É por isso que investir em logística é essencial para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

Esse é um conceito pouco discutido, embora esteja presente no cotidiano de todos e seja crucial para quem vende pela internet. Para ficar por dentro do assunto, acesse a categoria Logística no Blog da Nuvemshop. Além disso, depois que o produto é enviado você pode fazer o rastreamento, ou seja, acompanhar onde aquele objeto se encontra. Quando entendemos o que é logística, vemos que ela está presente em todas as fases da cadeia produtiva, mas que seu objetivo, como o de qualquer pessoa que vende nos meios online e offline, é encantar os compradores. Quando questionadas sobre o que é logística, muitas pessoas pensam se tratar apenas do transporte.

Diferente da primeira fase, a segunda fase da evolução da logística, agora preocupava-se com o nível dos estoques e a capacidade produtiva da empresa. Desse modo, a produção estava condicionada a capacidade de estoque ou distribuição. Ou seja, ela preocupava-se apenas em transportar os produtos acabados ao menor tempo possível aos clientes. Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino também existem evidências da utilização da palavra.

Fluxo de materiais

Isso permite que a empresa disponha dos recursos necessários para executar bem essa etapa. Está enganado quem pensa que a logística empresarial termina quando o produto sai do empreendimento e chega ao cliente. Ainda é preciso monitorar os resultados, de modo a identificar possíveis gargalos e o que precisa ser melhorado.