Com ele, pessoas mal intencionadas podem realizar pedidos indevidos em nome de terceiros. Entre os cuidados indispensáveis nas compras online em épocas de alta está analisar não só o preço do item como o custo total para adquiri-lo. Muitas vezes, o frete é tão alto que não compensa fazer a aquisição online. Ao pedir recomendações, procure saber não só a questão de pagamento e de navegabilidade do site, como o atendimento prestado e a entrega dos produtos. Mesmo sites confiáveis podem oferecer uma experiência ruim para o consumidor. O aplicativo destaca a Garantia Shopee, ou seja, o pagamento só é efetuado após o consumidor confirmar a entrega do produto.
Veja a comunicação da loja, confira se o endereço está escrito corretamente, se a logo marca da loja é igual à original que você conhece e se o preço não é baixo demais, não praticados no mercado. Ah, uma coisa bem importante que você pode e deve fazer é denunciar. Se você descobrir algum perfil ou página falsa de e-commerces em geral, vendedores isolados ou marketplaces nas redes sociais, avise na mesma hora!
CERTIFICADOS DIGITAIS
A inovação aprimora a experiência do consumidor e contribui para o aumento das taxas de conversão no e-commerce. Uma das técnicas mais utilizadas pelos hackers é o chamado phishing, quando criminosos tem como objetivo “pescar” informações e dados pessoais importantes por meio de mensagens falsas. Por isso, é importante redobrar a atenção com e-mails de fontes não confiáveis, que oferecem serviços ou promoções em troca de um clique em um link ou download de um arquivo. Um dos cuidados mais importantes ao comprar online, principalmente em datas concorridas, como Natal e Black Friday, é dar preferência para sites conhecidos e com boa reputação.
Na rede, é possível aprender, ensinar, comprar, vender e realizar outras tarefas da sua rotina diária, como pagar contas. O consumidor também pode confiar em mediadores como PagSeguro e PayPal porque eles só repassam o pagamento para o vendedor depois que o cliente recebe o produto. Além disso, o cliente pode fazer verificações nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Também é importante saber mais detalhes a respeito do domínio, principalmente quando o site não é conhecido do usuário. A clonagem de sites que vendem muito é um dos crimes cibernéticos que enganam os consumidores com promoções instigantes.
Para realizar uma compra, basta digitar as informações do próprio cartão, mas não a senha. É extremamente difícil de reaver o dinheiro de pagamentos realizados por boleto. Sites falsos se aproveitam disso para oferecer descontos imensos para pagamentos por boleto – mas nunca entregam o produto.
Um simples clique em um link duvidoso pode direcionar o usuário para uma página de captura de dados. Elas oferecem gráficos minuciosos a respeito do tráfego nas páginas, que permitem fazer uma análise do quanto as lojas são populares. Em alguns desses gráficos, é possível até conferir a quantidade de compras, o que é uma maneira de avaliar a confiabilidade dos produtos. Porém, uma página de phishing pode adquirir certificação digital, mostrar o cadeado e notificar ao usuário que ele está em uma conexão segura. O cadeado fechado indica que as informações trocadas no site não sofrerão interceptação, mas o dono do site ainda pode fazer mau uso dos dados registrados.
Canadá oferece bolsa para imigrantes brasileiros que quiserem trabalhar com TI
Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site. A melhor experiência de navegação, com informações sobre produtos e serviços, vídeos, chatbot e destaques do Banco do Brasil que são relevantes. Não digite suas informações em páginas que não tenham o ícone. Agora que você já conhece o passo a passo para fazer compras pela internet, é necessário conhecer alguns mecanismos para fugir de fraudes e reduzir os riscos de cair em roubadas. Se você vir um ícone com as palavras “Seguro” ou “Verificado”, provavelmente é um selo de confiança.
Você está seguro para comprar online?
Há também a possibilidade de fazer sua reclamação pela internet através do cadastro eletrônico. Para evitar que casos assim aconteçam é que você deve estar atento a algumas ferramentas que podem fazer com que você fique mais confiante em relação à procedência de seu produto. Com o número do documento em mãos, basta procurar mais dados no Serasa para verificar a existência de algum problema ou pendência jurídica. Ao para com o mouse em cima de uma URL, você pode saber para onde o link está te direcionando e assim decidir clicar ou não. Clique aqui e veja no canto inferior esquerdo que este link está te levando para a página da Hostinger.
É aconselhável ser duplamente vigilante durante as férias, como o Natal, onde costuma haver muitas ofertas incríveis e genuínas. Quanto mais confiável a marca e mais segura a URL, maior a probabilidade de ela ser autêntica. Pois os fraudadores costumam criar sites falsos e com aparência profissional para atrair vítimas inocentes. Seus esforços podem ser notáveis, lace cabelo como descobriram pesquisadores do Google e da Universidade de San Diego no ano passado. Também é possível saber se a loja está com restrições por meio da extensão CanBuy, disponível para instalação grátis no Google Chrome. O plugin revela imediatamente se aquele e-commerce visitado pelo usuário está na lista proibida do Procon ou se parece confiável.