Explicando o planejamento de treino de um atleta

Enquanto um lado saca por cima, o outro segura a bola e envia por baixo para os colegas. Normalmente, o jogador opta pelo toque para levantar a bola, com o objetivo de proporcionar o ataque, ou para recepcionar ou defender uma bola alta. Esse treino fornece um ganho de potência e, principalmente, ajuda a prevenir lesões. A fraqueza muscular pode ocasionar compensações, o que leva determinado grupo a trabalhar mais do que outro. Na maioria das vezes, isso resulta em algum tipo de lesão no músculo sobrecarregado. Utilizando chinesinhos, peça aos atletas que conduzam a bola por entre eles no menor tempo possível, e que alternem a perna na volta.

Ele é o responsável por planejar os treinos e exercícios de forma adequada, incluindo todas as etapas necessárias para o sucesso. Profissionais que atuam na preparação física de atletas de futebol tem como função principal o desenvolvimento de avaliações, planejamento, desenvolvimento e monitoramento de ações e habilidades de atletas de uma equipe. Em poucos meses, se firmou num novo clube, sendo convocado para a Seleção Portuguesa de Futebol 7”, contou. Claro que nem todos os fatores que atravessam o treinamento desportivo baseiam-se apenas no treinamento em si. Esses fatores são conhecidos como fatores intervenientes e convergem para as mais diferentes direções, passando do clima até a alimentação do atleta, tornando importante uma abordagem multidisciplinar para bons resultados. Dessa forma, a periodização nutricional surge como uma estratégia potencializadora, atuando com a finalidade de dar o suporte aos objetivos individuais do paciente, intensidade nos treinos e necessidades nutricionais durante todo o ciclo de treinamentos.

CONSUMO DE MACRONUTRIENTES PARA ATLETAS

Ao trabalhar finalizações, é importante estimular todos os tipos de chutes (alto, médio e rasteiro) e de diferentes distâncias. Depois, que alternem as pernas e, por fim, que façam apenas com a não dominante. Se você escolher utilizar as duas variações, inicie sem a bola, principalmente se forem crianças.

Estratégias de treinamento para atletas

Um desses fatores é a quantidade de tempo que o atleta tem para se preparar para uma competição. Após identificar essa quantidade de tempo, a comissão técnica pode preparar o cronograma de treinamento específico para cada atleta. Um cronograma de treinamento possui uma certa quantidade de volume e de intensidade organizados durante as fases de treino. Tradicionalmente a primeira fase de treino possui elevado volume e baixa intensidade. Durante as fases seguintes o volume de treino diminui e a intensidade aumenta.

O sistema vestibular supre informações que medem as acelerações gravitacionais, lineares e angulares da cabeça no espaço, mas na manutenção do equilíbrio quando os sistemas visuais e somatossensorial fornecem informações precisas. A fim de manter uma coluna saudável, estes pequenos músculos precisam estar estáveis. Mesmo a pessoa mais forte não pode efetivamente impulsionar uma força para o meio ambiente. Bolas de medicina, placas de equilíbrio, rolos de espuma e outros, são ótimas ferramentas para a formação do núcleo, e deve ser integrada em seus programas, mas não mais feito exclusivamente.

Todos os dias o atleta deverá trabalhar no desenvolvimento de um atitude poderosa face ao treino duro e exigente que na grande maioria das vezes lhe causa dor e fadiga extrema. O objetivo aqui é não se focar no lado “negativo” do treino, mas sim focar-se sempre na recompensa que irá obter de todo o trabalho duro que realiza. Deverá focar-te nas emoções e sensações que betfiery login irá ter quando alcançar o resultado desejado, e que o treino árduo é sem dúvida o caminho para o sucesso. Assim estará a construir uma atitude confiante – “isto é fantástico, farei tudo o que tiver ao meu alcance e enfrentarei os desafios e a dureza do treino com coragem e alegria”. O ideal é que a bola seja lançada em diferentes pontos do ataque, e dos dois lados.

A evolução da periodização nutricional

“O atleta fica, no máximo, 3 minutos com a bola nos pés durante uma partida”, calcula Rodrigo Leitão, técnico com passagem por Corinthians e Santos. Ele virou nome importante no país em treinamentos para manipular o espaço de jogo e refinar as tomadas de de- cisão. Já trabalhou com nomes como Maycon, volante titular do Corinthians, e Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético Mineiro, cotado para jogar naCopa. Quem é fã de futebol já deve ter se estressado com um jogador que deu um passe quando a melhor opção era o chute. Esse tipo de situação vem se tornando objeto de análise pelas comissões técnicas, cada vez mais interessadas nas tomadas de decisão em campo, com a intenção de conseguir melhores resultados no placar. A alta intensidade física e o espaço menor para o boleiro, devido às acirradas marcações adversárias, exigem raciocínio mais rápido.

Estratégias nutricionais (Parte II)

Muitas das vezes, os treinadores na esperança de acelerar a aprendizagem acabam incluído métodos que podem na verdade atrasar o processo de aprendizagem. Nós do SciTraining, baseado na ciência, acreditamos que o treino deve ser específico, replicando as situações que acontecem na modalidade, de uma maneira que as repetições sejam potencializadas e os estímulos otimizados. Métodos que mudam o movimento, ou tiram as informações básicas do ambiente devem ser usados em casos específicos e em geral por curto período. Ou seja, o técnico deve ter a criatividade para adaptar atividades que utilizem esses conceitos para potencializar a aprendizagem.

O resultado desejado é o aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue como consequência da adaptação do organismo a uma exposição prolongada. Aumentar o número de glóbulos vermelhos significa aumentar a capacidade de transportar oxigênio pelo sangue, e consequentemente melhorar o desempenho aeróbico quando o atleta vai competir ao nível do mar. Vale ressaltar que este efeito é transitório e se dissipa se o atleta não voltar para a altitude. O estabelecimento de metas e objetivos e a avaliação de desempenho são estratégias importantes para motivar atletas. A meta ou objetivo descreve um nível de desempenho em direção ao qual um indivíduo ou grupo devem trabalhar.

Sombook
Logo