Até porque, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, em que investir em tecnologia se tornou essencial para elevar a produtividade, diminuir os custos e facilitar os processos dentro de uma organização. Não é à toa que, na atualidade, essa profissão está entre as mais procuradas do mercado, sendo que, inclusive, há mais empregos do que profissionais disponíveis em muitas áreas. Para se tornar um profissional de TI é preciso, além de se identificar com a área, estudar, se atualizar, desenvolver algumas habilidades e ter familiaridade com sistemas, códigos binários e números. Os profissionais de TI podem trabalhar nos mais diferentes setores da economia, desde a área financeira até o ramo da saúde, além de empresas especializadas na área de tecnologia.
Há anos se anuncia que TI é a profissão do futuro, o que atrai muitos e muitos profissionais. Por isso, o grande diferencial do profissional de TI é a sua qualificação. Além disso, o profissional de TI detém um conhecimento valioso para os próximos anos, em que a importância da tecnologia deve se intensificar. Por isso, é uma área também que garante boas perspectivas para o futuro. Um profissional de TI pode ter diferentes níveis de qualificação dentro de uma empresa, que variam conforme a sua experiência, conhecimento e tempo no cargo.
Para você ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pelo site E-commerce Brasil, a busca pelo comércio eletrônico teve um aumento de mais de 26% em 2021, comparando com o ano anterior, chegando a faturar mais de R$ 161 bilhões. Portanto, sim, é uma área de forte destaque, e que está dentro das possibilidades de atuação de um profissional de TI. Não esquece de se inscrever para não perder mais conteúdo de programação e tecnologia! Que bom que gostou do artigo Christian, mas não precisa do nome dos nossos redatores para nos citar.
– Web designer/UX
O grande desafio, porém, está na capacidade de reter esses profissionais, que estão cada vez mais assediados, e agora a concorrência se torna ainda mais acirrada com a chegada de empresas estrangeiras com propostas em dólar e euro”. Você pode encontrar diversos fóruns e grupos de desenvolvedores pela web e começar a interagir com eles para criar networking. Vale a pena também conhecer alguns profissionais e professores de TI para conversar de perto com eles. Um profissional de TI pode seguir vários caminhos, e você precisa conhecê-los antes de dar os primeiros passos. A boa notícia é que, ao ler este artigo, você já está dando esse primeiro passo. O Curso de Desenvolvimento Web da Trybe é um caminho para a sua entrada no mercado de TI.
Mas, para garantir esses resultados, é necessário ter profissionais qualificados em todas as áreas de atuação que o seu negócio precisar. Isso porque, no mundo informatizado de hoje, é praticamente inconcebível a ideia de uma empresa operar sem profissionais de TI para dar suporte. Afinal, a transformação digital é uma realidade e quem não se adaptar e aproveitar ao máximo, vai ficar para trás. Ainda segundo Rodrigo Moraes “Muitas empresas buscam se destacar neste mercado concorrido adotando a estratégia de investir em profissionais diferenciados e montar times de alta performance para manter a evolução tecnológica de seus produtos.
Conhecimentos em lógica, matemática e estatística devem estar na base do seu aprendizado, já que embasam outras diversas competências. É o profissional de TI que deve ter domínio, sem dúvida alguma, sobre HTML, JavaScript, CSS. Ele atua na área de desenvolvimento de novas telas de aplicação, por exemplo. Essa profissão, que tem tomado muito espaço no Brasil e no mundo, ainda é pouco conhecida e reconhecida por grande parte das pessoas. Os melhores conteúdos do IT Forum, ComputerWorld, CIO e CSO na sua caixa de entrada. Além, claro, de garantir um retorno maior sobre o investimento destinado à estrutura tecnológica. Desde o atendimento ao público de um pequeno e-commerce, desenvolvendo, atualizando e gerenciando software de vendas, por exemplo, até as estratégias de business intelligence de uma multinacional.
Analistas de Suportes
O que antes era uma profissão de um futuro bem distante, atualmente acabou se tornando uma profissão necessária! É imprescindível ter profissionais de TI dentro de uma empresa, seja de softwares ou até mesmo qualquer empresa que trabalhe profissional de ti com sistemas de desenvolvimento de tecnologia em outros ramos. O movimento das empresas em direção à nuvem tem ficado cada vez mais forte. Como já mencionamos, a tecnologia da informação atua em praticamente todas as áreas.
Participe de eventos de tecnologia
Além disso, muitos eventos também estão sempre em busca de empresas parceiras para apoiá-los de diversas maneiras. Sendo assim, pode ser o momento perfeito para a sua empresa ficar em destaque. Estar presente nos lugares certos é fundamental para encontrar profissionais de tecnologia. Além disso, uma das principais vantagens é a redução de custos com contratação de profissionais altamente qualificados.
Uma das grandes vantagens da TI para as empresas é a segurança, principalmente no que diz respeito ao armazenamento de dados e arquivos importantes, sigilosos e estratégicos. É quase impossível pensar em um negócio que funcione sem utilizar os recursos de TI, até mesmo no mercado das pequenas empresas. Hoje, a tecnologia não é apenas um complemento operacional, mas um braço estratégico dos negócios, sendo responsável por facilitar processos, reduzir custos e potencializar a produtividade dos funcionários. Nas tarefas diárias é comum uma jornada de trabalho com frequentes análises quantitativas e qualitativas de arquiteturas técnicas, plataformas ou requisitos técnicos de softwares. Também é um cargo requisitado de forma considerável, com salários que podem chegar a R$14.000 em algumas capitais do país. Cabe ao profissional viabilizar a conexão existente entre os engenheiros de dados e as demandas dos negócios.