Qual a importância da contabilidade

O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informação contábil gerencial. É salutar que as informações e os dados sejam reais, e que conduza o administrador a suas decisões. Essas informações estão englobadas nos demonstrativos formados pela contabilidade. Desse modo, nenhum tipo de decisão, em qualquer departamento ou área, seja de produção, investimentos, custos, financiamentos ou quaisquer outros departamentos de uma instituição empresarial, pode ser tomada sem antes examinar a contabilidade. A contabilidade gerencial é fundamental em todo o campo de exercício da instituição. Crepaldi (2008, p.5) considera que a contabilidade gerencial é um ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.

Ainda, pode ser interessante explicar em quais situações o serviço está presente e como ele atua. Queremos que nossos empreendedores sejam livres para desenvolverem o real potencial que possuem. Assim como nossos empreendedores, estamos crescendo e, se há poucos anos éramos um aplicativo parceiro do SEBRAE, hoje, além do aplicativo, temos um serviço contábil que atende empreendedores de todo o Brasil.

Principais motivos

Por meio da atualização constante e conhecimento profundo na legislação trabalhista, a E-Contábil garante uma consultoria objetiva e confiável para o departamento pessoal, um dos mais fiscalizados pelos órgãos públicos. O boleto é um dos métodos de pagamento mais utilizados no nosso país, por isso, oferecer essa opção para os clientes, garante mais oportunidades de vendas para a sua empresa. Como o Passivo não Circulante é instrumento de análise financeira, é possível identificar os pontos críticos e permitir, de imediato, delinear as prioridades para estratégias futuras. O Ativo não Circulante é o ativo de menor liquidez que o circulante, isto é, evidencia todos os bens e direitos, que poderá ser movimentados em longo prazo. Atualmente no Brasil a DRE precisa ser elaborada obedecendo ao princípio do Regime de Competência da empresa. Sá (2010, p.46) descreve a Contabilidade como “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”.

É com esse entendimento que os contratantes passam a dar valor ao trabalho realizado pelo escritório de contabilidade. Ao longo do tempo falamos aqui no blog sobre aberturas de empresas, regimes tributários, gestão financeira. Temas bastante específicos e que, por isso, comprovam a necessidade de ter um serviço de contabilidade que realmente ajude sua empresa a crescer de forma legalizada. As pequenas empresas, às vezes, terceirizam esse trabalho e contam com um escritório de contabilidade para mensuração e assinatura de dados importantes. Com uma contabilidade gerencial detalhando informações contábeis de cada setor, por exemplo, é possível fazer planejamentos mais sólidos e adequados. Independente de qual seja o modelo adotado, a contabilidade para empresas é essencial.

A importância da contabilidade

O balanço patrimonial é construído segundo os princípios da contabilidade geralmente aceitos, não obstante, internamente, é possível que se construa balanço com preceitos de avaliação alternativa. Padoveze (2004, p. 52), menciona que a informação deve ser moldada como qualquer outro tipo de produto disponível para consumo. Cabe ao departamento contábil, especificamente os contadores gerenciais construir tal “produto” com qualidade e valores competitivos de mercado, sabendo de sua utilidade e de sua necessidade para o bom andamento dos negócios. Os sistemas de informação integrados são obtidos na maneira mais comum, ou seja, na forma de pacotes comerciais, para tolerar a maioria das operações internas de uma corporação. Almejam atender à exigências gerais da maior quantidade possível de instituições empresariais, adequando os padrões de procedimentos de negociações alcançadas pelo conhecimento acumulado de vendedores, consultorias e pesquisa nos procedimentos de benchmarking.

Home office para contabilidade

Se você está buscando um investidor para a sua empresa, certamente não conseguirá fazê-lo sem a ajuda de um profissional de contabilidade. Os credores precisam saber um pouco mais sobre o seu negócio antes de fazerem os seus aportes, e para isso, você precisa apresentar suas demonstrações financeiras, previsões, declarações de lucratividade, tudo baseado em informações sólidas. Poucos sabem que um dos objetivos da contabilidade é simplesmente o de preparar relatórios para os administradores ou a terceiros sobre os a fim de ajudar na analise e nas decisões da empresa, seja ela com ou sem fins lucrativos. São diversos benefícios que o empreendedor poderá notar a médio e longo prazo, e com certeza isso irá impactar em como os negócios são vistos no mercado e nos resultados que ele terá, seja na venda de produtos ou de serviços e também na lucratividade da empresa. Ele deve avaliar o valor dos custos, das despesas, a produtividade dos seus colaboradores, a renda e o lucro do seu negócio.

Isso se deve ao fato de que, sendo a contabilidade uma ciência social, ela efetivamente acompanha o desenvolvimento da sociedade, pois é a ela, que se dará o retorno que se espera da contabilidade como ciência. Pode-se definir também que a História da Contabilidade seria a ciência que estuda o registro dos fatos e atos econômicos e administrativos, no Brasil quando D. João VI definiu a obrigatoriedade do sistema das partidas dobradas para as devidas prestações de conta do Brasil á metrópole, processo que já era adotado em Portugal. Leve a contabilidade ao seu negócio para garantir seu crescimento frente ao mercado, levando suas ideias a novos patamares e alcançando outras posições frente à concorrência. As tributações são obrigatórias as empresas lucrativas e o não cumprimento destas medidas implicam em crimes e trazem severos transtornos aos seus infratores. A contabilidade perfeitamente realizada evita todos estes tipos de transtornos e mantêm a instituição operável.

É preciso balancear a interação entre custo/ beneficio, ou seja, a informação não pode ser muito onerosa a ponto de ser insuportável para a entidade. As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso. Procedimentos de amostragem e técnicas quantitativas de coleta de dados não são costumeiramente aplicados nestas pesquisas.

Em quais áreas o contador atua?

Acontece que analisando um balanço você tem condições de tomar conhecimento de praticamente quase todas essas informações. Objetivo este atualmente totalmente distorcido pelo fisco (atualmente profissionais da área contábil passam mais de 70% contabilidade online do seu tempo cumprindo obrigações impostas pelos governos, tais como preenchimento de declarações). Contábil Phoenix, que promete agilizar as entregas dos escritórios e potencializar o seu negócio através da otimização das rotinas contábeis.

Sombook
Logo