13 Sinais De Que Você Precisa Procurar Um Cardiologista!

Mas em situações que não deixam dúvidas ao doente e família que se trata de um problema neurológico, a primeira abordagem pode ser, de imediato, a consulta especializada. Ainda que muitos pacientes não achem necessário, é de grande importância incluir o cardiologista nos exames de rotina já nos primeiros anos de vida para potencializar a prevenção de condições genéticas ou que se desenvolvem por outros motivos. Agora que você já sabe tudo sobre o MAPA e o quanto o exame é importante, não deixe de visitar seu cardiologista e fique de olho em todos os sintomas que mostramos por aqui. Informe o seu médico de qualquer alteração que perceber, isso é fundamental para detectar doenças cardíacas.

O importante é fazer isso com antecedência para garantir que o dia e horário desejado estarão disponíveis e não desistir caso ocorra algum atraso. Há situações em que o médico precisa atender com urgência algum paciente em estado mais grave e essa necessidade inesperada pode fazer com que ele não consiga atender aos pacientes no horário agendado. Assim, é possível fazer um monitoramento frequente dos seus parâmetros fisiológicos, o que é fundamental quando as doenças cardíacas passam a ser mais comuns. Apesar disso, não existe idade específica para visitar um cardiologista, ou seja, se o seu organismo apresentar sinais de que não está funcionando direito, você não deve hesitar em procurar ajuda médica. A maioria das pessoas só agenda uma consulta com o cardiologista quando já estão sofrendo com algum problema cardíaco. O ideal é que você fique atento aos sinais e marque a consulta com antecedência.

A Especialização Em Cardiologia

Por exemplo, quando o paciente costuma ter batimentos mais acelerados e eles caem abruptamente, ou o contrário. Nela, os alvéolos pulmonares são destruídos, fazendo com que o ar que entrou após uma inspiração não saia por completo. Com o tempo, o pulmão passa a ficar constantemente cheio de ar pobre em oxigênio, sendo preciso fazer muito esforço para respirar. A dispneia aos pequenos esforços é um sintoma característico da doença pulmonar obstrutivo-crônica , uma doença que evolui gradativamente ao longo de anos e é típica defumantes.

Quando a gente deve procurar um cardiologista?

Quais São Os Sinais Que Indicam A Necessidade De Consulta?

Mas apenas pessoas que tiverem quadros moderados e graves podem sofrer dessas sequelas? Por conta dessa gama de situações resultantes da infecção, é importante que o médico que deu a alta do paciente faça essa orientação de quais especialidades procurar. À mesa, fora moderar no sal, deve-se reduzir a cota de alimentos ultraprocessados ou ricos em gordura trans e saturada e aumentar a de frutas e hortaliças — quem amplia o consumo de vegetais vê o risco cardiovascular cair 30%.

Sem histórico familiar, problemas anteriores ou fatores de atenção, é possível ir a uma consulta com cardiologista uma vez por ano. Na ocasião, é feito um check-up, somente para garantir que tudo está bem. “Uma queixa comum na reabilitação pós-covid é a pessoa que andava, antes da covid, 1 km até o ponto de ônibus e, agora, ela precisa parar para descansar”, diz. Para esses pacientes, Ricardo Martins, pneumologista e professor do HUB cardiologista em Brasilia (Hospital Universitário de Brasília), explica que uma consulta clínica e um exame físico já são suficientes. “Um clínico geral, um médico de família e comunidade resolvem bem. Nem todos têm convênio, então, pelo SUS, seria por meio da atenção primária [postos de saúde]”, diz o também membro da SBPT . De uma forma geral, é importante que as pessoas façam, sim, um check-up e procurem um médico de confiança após a recuperação da doença.

Essa recomendação é especialmente importante para pessoas com mais de 30 anos, mas mesmo indivíduos mais jovens podem se beneficiar dessa avaliação médica. Essa diferença entre homens e mulheres existe porque, durante a vida reprodutiva, elas contam com uma proteção extra ao sistema cardiovascular, conferida pelos hormônios femininos. Porém, a partir da menopausa, com a queda nos níveis de estrogênio, os riscos tendem a se igualar ou mesmo ultrapassar aqueles apresentados pelos homens. Rápido e simples, o eletrocardiograma analisa os batimentos do coração por meio de eletrodos metálicos colocados sobre a pele do paciente. Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto.

Eletrocardiograma Para Quem Tem Allianz Na Wecor

Pessoas que têm alguma doença diagnosticada (como diabetes epressão alta) ou já tiveram algum problema de coração, por sua vez, devem ir ao cardiologista periodicamente. Os médicos recomendam que os homens façam exames cardiológicos a partir dos 45 anos e as mulheres aos 50. Caso o paciente apresente histórico familiar favorável ao surgimento de doenças do coração, a idade deve ser reduzida para 30 anos para os homens e 45 para as mulheres. Por isso, se você notar esses sintomas – principalmente de forma combinada –, pode ser uma boa hora para procurar um cardiologista. Assim, você poderá eliminar a possibilidade de problemas no coração ou, se for o caso, já começar um acompanhamento e tratamento. A partir dos 55 anos, mesmo que não haja histórico familiar ou fatores de risco, é necessário fazer ao menos uma avaliação anual com o cardiologista.

Por essa razão, é muito importante fazer o acompanhamento das taxas de colesterol com regularidade junto ao médico. Muitas pessoas não se preocupam com essa questão do colesterol alto, no entanto, ele é muito perigoso e afeta 40% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. De acordo com a SBC, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas possui alguma doença cardiovascular e pelo menos 400 mil morrem anualmente em decorrência dessas enfermidades, correspondendo a 30% de todas as mortes no país. É de sua responsabilidade o aconselhamento para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a mudança de comportamentos considerados prejudiciais. Na audiência, a cardiopediatra Mirna de Sousa chamou a atenção para as mortes de crianças, que se dão em menor número na comparação com outras faixas etárias no caso da Covid-19. No entanto, cardiopatias e principalmente obesidade infantil podem se tornar fatores de risco.

Além do treinamento da equipe para identificar casos graves e dos exames específicos da área , os profissionais do pronto socorro cardiológico contam com muita experiência e conhecem em detalhes as nuances que cada exame pode apresentar. Nem sempre o paciente sai da consulta com a prescrição de algum medicamento. Dessa forma, é possível fazer a consulta e os exames no mesmo local, sem se preocupar, com maior segurança e conforto. A consulta com um cardiologista também é fundamental para o controle da pressão arterial. Ela deve ser verificada, ao menos, uma vez por ano, e o mais adequado é medi-la ao consultar-se com o especialista, pois ele será capaz de identificar qualquer alteração. Teste que detecta qualquer problema que o indivíduo possa ter quando está fazendo algum esforço físico.

Sombook
Logo