Panela de alumínio, cerâmica, inox .. Qual é a melhor para cada preparo?

É do tipo “forno holandês”, nome dado a panelas com tampa que são pesadas, largas e fundas. Tem um custo-benefício bom, se você tem o dinheiro para comprar”, relata Gentile. Os modelos de vidro e de cerâmica são os que trazem menos risco à saúde humana, desde que obedeçam aos padrões estabelecidos para esse tipo de equipamento. O caldeirão ou panelão é um modelo parecido com a caçarola, mas bem mais alto e fundo.

É por isso que o bife (ou qualquer outro alimento) feito na frigideira fica crocante por fora e suculento por dentro. Sim, você já deve ter ouvido falar que existem panelas boas para saúde e outras não tão boas assim. As panelas também se diferenciam pela qualidade, durabilidade, resistência e o grau de interferência na saúde humana. Isso porque tudo vai depender do que você cozinha com mais frequência, do seu tipo de fogão e de como você aprecia o preparo de cada alimento.

“Elas retêm bem o calor, embora um pouco menos do que as de inox”, explica Kay Gentile. Se você não se importa com manchas ou riscos, apenas com a limpeza em si, não terá problemas ao lavar as panelas normalmente. O inox Tipos de panelas mancha facilmente e, para resolver isso, é preciso lavar com força usando materiais abrasivos, mesmo que acabe riscando. Ou você tem a panela brilhando e riscada, ou sem riscos, mas manchada”, conta a especialista.

Essa característica torna esse tipo de panela uma opção muito prática e fácil de limpar, pois os alimentos não ficam grudados. O que pode ser uma desvantagem entre as outras opções é que ela pode enferrujar e se for esfregada, pode soltar ferrugem. Na hora de lavar, use água quente e sabão e deixe secar no fogo. Outra vantagem de um jogo de panela em alumínio batido é que esse é um material de panela que ganha temperatura rapidamente, além de ser também uma matéria-prima reciclável. Esse tipo de panela é um dos mais utilizados, por ser acessível, bastante resistente e usado em diversos preparos como cozidos, doces, frituras, refogados, etc.

Diferença entre materiais de panelas

A grande vantagem das panelas de alumínio é que são as mais baratas do mercado. São versáteis e esquentam rápido, mas isso também quer dizer que esfriam rapidamente. Na sequência, modelos metálicos como titânio, cobre e ferro podem ser boas opções, se utilizados de maneira correta. A panela de pressão é um modelo que assusta os novatos na cozinha, mas que apesar disso é seguro, fácil e prático de usar.

Como escolher panelas? Qual o melhor material para a panela? Qual panela é ideal para cada prato? Saiba+

As panelas de titânio não são encontradas a venda no Brasil, apenas em sites estrangeiros. A panela de vidro já foi a sensação do universo culinário há alguns anos atrás, depois acabou caindo em desuso. A panela de pedra sabão não é muito comum, apesar de ser bem brasileirinha também. No entanto, a panela caldeirão deve ser usada quando a quantidade de líquidos é maior, como no caso de sopas, por exemplo.

Alumínio

“Para preparos rápidos, o ideal é usar a frigideira, que te dá espaço para manusear o preparo, saltear. Aquele molho de tomate rápido, simples, pode fazer na frigideira”, finaliza. Na hora de cozinhar é preciso ficar atento e cuidar para não queimar a comida, em razão do rápido aquecimento das panelas de vidro. As panelas de aço inoxidável (mais conhecidas pelos brasileiros apenas por inox) retêm bastante calor, permitindo o preparo de mais tipos de alimentos.

Panela de pressão

Esse modelo mantém o calor constante e é interessante para o preparo de arroz, ensopados, macarrão e refogados. Ela reduz o tempo de cozimento dos alimentos, por deixá-los sob pressão no vapor e em alta temperatura. Estas são as antigas panelas feitas de uma chapa fina de metal esmaltado conhecido como Ágata. A desvantagem é que são pesadas e os alimentos grudam com facilidade.

Por manter o calor constante, é excelente para pratos de cozimento mais lento, como feijão, lentilha, sopas e carnes. Há também a vantagem de ser um material que ajuda a reduzir o risco de anemia e deficiência de ferro. Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada. “Essas panelas não são as melhores opções, pois o alumínio pode se soltar na comida e, logo, ser absorvido pelo corpo. Já existem estudos que mostram a neurotoxicidade deste metal, relacionando-o ao Alzheimer”, diz a nutricionista.

Sombook
Logo