O professor exerce um papel fundamental nesse processo, mediando as aprendizagens e acompanhando o desenvolvimento das crianças. Um dos destaques da pesquisa foi a importância dada à leitura de livros de história pelo professor. Isso ressalta a necessidade de investir mais em formação de professores e recursos didáticos para garantir que a leitura seja uma parte integral da educação infantil. A BNCC foi homologada com o objetivo de estabelecer diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, garantindo um padrão de qualidade e equidade em todo o território nacional. Para a educação infantil, a BNCC prometia uma abordagem mais holística, focada não apenas no desenvolvimento acadêmico, mas também nas habilidades socioemocionais e na formação integral da criança.
No dia da festa, as outras crianças ficaram admiradas com a atuação dos alunos, com a maneira com que se expressavam, cheios de desenvoltura e talento. Para desenvolver a dramatização da história popular “O Macaco e a Viola”, solicitei aos alunos que se candidatassem aos papéis e que atuassem de maneira fidedigna em relação a cada personagem. O mesmo se pode dizer sobre a exploração das imagens e dos elementos estéticos sobre a cultura negra e a prática da capoeira.
Para isso, o documento estabelece competências gerais que devem orientar todas as etapas de ensino, competências específicas das áreas de conhecimento, campos de experiência, direitos de aprendizagem e desenvolvimento, objetos de conhecimento e habilidades. Nos próximos tópicos, vamos explicar os conceitos que se aplicam à Educação Infantil. É importante que o professor faça uso de recursos didáticos para que os alunos possam desenvolver as habilidades de forma eficaz e significativa. Os recursos didáticos devem ser adequados ao nível de desenvolvimento dos alunos e devem ser usados de forma a promover o desenvolvimento dos alunos. Esses campos de experiência guiam as práticas pedagógicas e as atividades desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil, respeitando as especificidades de cada criança e promovendo a construção do conhecimento de forma lúdica e significativa.
A educação financeira está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e deve ser trabalhada em sala de aula. A educação financeira na infância pode trazer muitos benefícios para a formação acadêmica, pessoal e social, porque ensina a lidar de maneira… Já vimos em outro post que a Base não é um currículo, mas sim um documento que define o conjunto de aprendizagens fundamentais, as quais os alunos da Educação Básica devem desenvolver. Isso pode ser feito separando as sessões de exploração de brinquedos por tipos de objetos, como livros e materiais não estruturados para apoio ao jogo heurístico. Isso porque eles estavam tão interessados em explorar os livros, os brinquedos e as bolinhas coloridas que não conseguiam prestar atenção nas histórias.
Campos de experiência
A educação para a cidadania global é uma proposta da Unesco para preparar os alunos para os desafios do século XXI, desencadeados pelo processo de… Pensando nessas diferenças e na importância dessa transição, preparamos dois posts para te explicar as novas diretrizes desses segmentos. Para ver o que a BNCC propõe para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, clique plano de aula pronto aqui. Se você quiser saber mais sobre as mudanças para o Ensino Fundamental – Anos Finais, confira esse outro post que produzimos. Portanto, é na Educação Infantil que a criança amplia sua autopercepção, assim como a percepção do outro. Além de valorizar sua identidade, ela aprende a respeitar os outros e a reconhecer as diferenças entre ela e seus colegas.
Mais conteúdos
Preencha o cabeçalho com o nome da escola, professor, público alvo; neste exemplo, usaremos crianças bem pequenas, com idade entre 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses. Confira a seguir, ainda, de que forma a Base Nacional Comum Curricular impacta o ensino das crianças matriculadas em uma instituição, desde o 0 até os 5 anos de idade, e veja como a escola se organiza para se adequar à proposta atualmente. Durante essa fase, elas desenvolvem seu potencial, se expressam e interagem com o meio que as cerca.
Dessa forma, as Competências Gerais da BNCC não mudam, elas são as mesmas para todos os segmentos. A escolha do acervo de exploração deve levar em conta não somente sua durabilidade, mas, principalmente, a qualidade literária. Dias depois da apresentação para as mães, o aluno que representou o macaco reclamou que um primo dele, também aluno da escola, embora de outra turma, o havia apelidado de “macaco”. Quando percebi o maior interesse dos alunos pelas dramatizações de “O Macaco e a Viola” e de “Os Três Cabritinhos”, combinei com os alunos apresentá-las também para as outras turmas. O auge foi a apresentação que fizemos da peça “O Macaco e a Viola” na festa do Dia das Mães. Nessas apresentações, as crianças utilizavam a própria fala, sem ter de decorar o texto escrito por mim.
BNCC na educação infantil: entenda como a base se aplica a esse nível de ensino
Também aproveitaram bastante as aulas de artes e as atividades de motricidade fina. Na sequência, organizei rodas de leitura e rodas de conversas que funcionavam como ensaios e como meio de encorajar as crianças para a apresentação no Sarau Literário. Elas declamavam umas para as outras, na sala de leitura ou em outras salas, e até mesmo nas “Sextas Culturais” da escola, como convidadas.