Características De Um Bom Gestor Na Construção Civil

Sendo assim, é imprescindível que o gestor da obra seja capaz de identificar o quanto pode exigir de seus colaboradores, e também quando é hora de recuar e ceder. Negociação de preços e condições de pagamento com o fornecedor, mas também de prazos e entregas no canteiro de obras. Um grande desafio no gerenciamento de obra é a compatibilização dos prazos definidos pelo contratante com os de fornecedores e prestadores de serviços. “De um lado, somos pressionados por clientes que querem as obras concluídas em períodos cada vez mais exíguos. Do outro, temos prestadores de serviços que nem sempre se comprometem com os prazos”, critica Fábio. Para que possa ser atendido, procure unir todas as tarefas necessárias para a viabilização do projeto, os prazos previstos por fornecedores e prestadores de serviço e até mesmo os riscos de intempéries. Assim, todos estarão ainda melhor preparados para lidar com possíveis ajustes.

Em empreendimentos residenciais ou comerciais, após a conclusão das obras, é chegada a hora de vendê-las. No entanto, cabe ao gestor e a construtora colocarem à venda prédios antigos que estão no estoque, sendo possível renegociar o valor. Com ele você pode adicionar todos os membros da equipe e acompanhar o que estão fazendo, separar as tarefas por categorias, saber a quantidade de trabalho da sua equipe e conferir o status detalhado do projeto. Lei 5.194, de 1996, arquitetos e engenheiros civis têm a atribuição de realizar gerenciamento de obras. Ao começar logo com a prática antes de elaborar um planejamento estratégico é uma falha grave que pode comprometer a qualidade da construção. Mas, tais mudanças podem resultar em alguns erros quando não há a gestão adequada.

Além disso, um gerenciamento de obras eficaz é essencial para que a construção seja finalizada dentro do prazo e sem ultrapassar o orçamento. Portanto, podemos afirmar sem nenhum exagero que a gestão de obras é a base de todo projeto de construção, bem como a chave para o seu sucesso.

Contudo, dividir o trabalho em etapas menores deixa tudo mais prático no dia a dia. Geralmente, a etapa de monitoramento e controle acontece ao mesmo tempo que a execução. À medida que as tarefas são realizadas, o gerente de obras deve monitorar constantemente o progresso. Além disso, o engenheiro deve se responsabilizar pelos trabalhadores, esclarecendo dúvidas, acompanhando a equipe de mão de obra e garantindo gestor de obras a segurança de todos no canteiro de obras. O profissional acompanha o trabalho de perto, analisando o uso dos materiais de construção e a quantidade de itens que estão disponíveis para evitar o desperdício. Em seguida, todos os profissionais envolvidos na construção realizam o que foi planejado nas etapas anteriores. As equipes são divididas de acordo com as suas funções e a obra começa a tomar forma.

o papel do gestor de obras

Planilha De Orçamento De Obras

Na prática, as gerenciadoras garantem eficiência e cumprimento de prazos e orçamentos com muito menos crises ou problemas no decorrer do processo. Além de especializada no gerenciamento de obras, a Eunos aplica uma inovadora metodologia inteligente, cujo ponto de partida é o diagnóstico detalhado. É a garantia de uma obra executada com prazos cumpridos e seguindo a previsão de orçamento. Um dos principais problemas diz respeito à administração de equipes, sejam elas equipes próprias ou de terceiros. A construção envolve muitos atividades, com muitas interfaces entre elas. Planejar adequadamente as atividades ajuda não apenas a eliminar os gargalos, garantindo a realização dos serviços dentro do prazo, mas também contribui para a redução do desperdício de tempo e de material. Outro problema diz respeito à contratação de serviços e aquisição de materiais.

Você há de concordar que a importância desse profissional é gigante no cumprimento do cronograma.. Nossos conteúdos educativos e materiais ajudam você na gestão da sua empresa. Pensando nisso, a implementação de tecnologias especializadas podem ser a solução ideal para automatizar processos e garantir mais produtividade. Como vimos, uma gestão de obras eficiente é essencial para a condução e conclusão de um projeto.

Auxilia Na Gestão De Pessoas

Esse é um ponto em que o sistema de gestão se encaixa como uma luva, pois permite centralizar as informações e criar uma linha do tempo visual sobre o desenvolvimento do projeto. Um ponto positivo da gestão de obras é estabelecer um cronograma de entregas, bem como um meio para reports de cada responsável, criando uma “régua” que meça o avanço da construção. Um bom gestor de obras evita o desperdício por meio de um registro de todos os materiais, acompanhando seu uso para que seja adequado conforme a necessidade. A refação de trabalho é um dos fatores que mais geram gastos desnecessários, portanto, evitando esse problema é possível economizar tanto recursos quanto tempo dos profissionais. O que pode ser incluído no planejamento de um próximo projeto e o que precisa ser repensado?

Estimativa Incorreta Do Prazo E Orçamento

Como o controle do estoque de materiais tem tudo a ver com economia, é outra atividade essencial para evitar desperdícios e manter os gastos dentro do orçamento da obra. Se estiver cansado de pilhas de papéis para organizar a parte burocrática, a dica é pesquisar softwares de gestão de obras. Alguns oferecem documentos digitalizados, integrações com planilhas antigas e várias outras funcionalidades que ajudam a otimizar o tempo para a administração de obras. Em suma, o planejamento deve trazer todos os detalhes sobre todas as etapas e tarefas envolvidas na obra e também seus custos. É através dele que sua construtora pode entender se o investimento vale mesmo a pena ou se é hora de cair fora. Se o estudo de viabilidade identificar um alto retorno para o investimento, sinal positivo. O estudo de viabilidade é o primeiro passo para planejar e executar qualquer empreendimento, independentemente do porte que tenha.

Dessa forma, a equipe envolvida na construção tem acesso às instruções importantes, como cronograma, linha de base do escopo etc. Com todas as informações em mãos, a equipe responsável decide prosseguir ou cancelar a construção. Mas, para facilitar, existe uma série de etapas que devem ser cumpridas de maneira rigorosa. Essas informações permitem analisar o progresso do trabalho, além de ajudar na tomada de decisões que otimizam a conclusão do projeto. O processo de obras é um processo composto inteiramente da relação entre diferentes profissionais e colaboradores.