Outra opção, caso você tenha um vínculo com algum sindicato, é entender como funciona adesão de plano de saúde. Para isso, você deve buscar por uma empresa administradora que irá fazer o intermédio da negociação. Já a desvantagem é que, além da seguros de vida mensalidade da operadora, deverá pagar uma taxa para a administradora e para o sindicato.
A Assim Saúde é uma operadora de planos que atua no Rio de Janeiro e, segundo a mesma, conta com a maior rede própria de hospitais e centros médicos do estado. Oferece convênios médicos acessíveis tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, com diferentes opções de coberturas. Tem uma excelente cobertura de serviços e abrangência nacional, e ainda oferece reembolso para procedimentos realizados fora da rede. Os mais básicos contemplam apenas os serviços obrigatórios da ANS e costumam ser mais baratos, com valor inicial a partir de R$ 58,00.
Isso torna essa modalidade ainda mais atrativa para famílias ou profissionais que desejam garantir uma cobertura de saúde para si e seus dependentes. Um dos fatores mais atrativos dos planos de saúde por adesão é a possibilidade de obter condições diferenciadas e valores mais acessíveis, graças à negociação coletiva realizada pelas entidades de classe. Por outro lado, aspectos como reajustes e cobertura devem ser considerados para evitar surpresas no futuro. A escolha entre seguro saúde e plano de saúde depende de uma série de fatores, como o perfil do consumidor, as necessidades médicas, a flexibilidade desejada e o orçamento disponível. Se você prefere previsibilidade e está satisfeito com a rede credenciada, o plano de saúde pode ser a melhor escolha. Porém, se você valoriza a liberdade de escolha e está disposto a arcar com os custos adicionais, o seguro saúde pode ser mais adequado.
Planos de saúde foram idealizados quando o sistema de saúde público apresentou carências difíceis de solucionar em curto ou médio prazo. Dessa maneira, empresas privadas passaram a oferecer o serviço com acesso à rede privada de instituições de saúde mediante pagamento. Já deu para entender os principais motivos de por que contratar um plano médico para você e sua família, não é mesmo?
E fique atento, pois a ANS proíbe por lei que as operadoras limitem a quantidade de vezes que o beneficiário utiliza o serviço. No entanto, a cobertura para consultas e exames não é o suficiente para ser atendido pela equipe de retaguarda de hospitais, sendo um benefício exclusivo de apenas alguns planos premium, como o Amil One e a Omint (linha premium). Caso o profissional de sua preferência não faça parte da rede credenciada do seu plano de saúde, não tem problema, você pode se consultar com ele e pedir o reembolso para a operadora de plano de saúde. Basta entender e ficar atento a todas as informações de como funciona um plano de saúde para que essa experiência seja muito mais fácil e tranquila para você. O segundo tipo é de acordo com a inflação e a variação dos custos médicos e hospitalares.
Por que Ter um Plano de Saúde?
Entretanto, se você busca uma cobertura extremamente personalizada, o plano de saúde por adesão pode não ser a melhor opção. Nesse caso, um plano individual pode oferecer mais flexibilidade, permitindo que você escolha as coberturas e serviços que mais se adequam ao seu perfil de saúde. Uma das maiores preocupações para quem contrata um plano de saúde por adesão é o reajuste das mensalidades. Como já abordado, esses reajustes são negociados entre a operadora e a entidade de classe e podem ser mais significativos do que aqueles aplicados em planos individuais, que seguem regulamentação da ANS.
Reajustes e previsibilidade financeira
Porém, a cobertura do plano de saúde é mais padronizada e regulada pela ANS, enquanto o seguro saúde permite uma cobertura mais flexível, ajustável conforme as necessidades do segurado. Essa lista é válida para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos. É válida também para os planos contratados antes dessa data, mas somente para aqueles que foram adaptados à Lei dos Planos de Saúde. Antes de verificar se você tem direito a um procedimento, não deixe de checar qual tipo de plano de saúde você tem.
Certifique-se de pesquisar as entidades de que você faz parte e avalie se essa modalidade atende às suas necessidades de saúde e orçamento. Contratar um plano de saúde por adesão geralmente oferece uma vantagem significativa em termos de custos. Como os planos por adesão são coletivos, o valor das mensalidades tende a ser menor do que em planos individuais, especialmente no momento da contratação. Além disso, a força de negociação das entidades de classe permite incluir serviços adicionais, como cobertura odontológica ou acesso a uma rede de hospitais mais ampla, sem aumentar significativamente o valor do plano. Entre os principais benefícios dos planos de saúde por adesão, a economia nas mensalidades se destaca. A negociação coletiva permite que os valores sejam mais acessíveis, além de incluir vantagens adicionais, como cobertura odontológica ou outros serviços que podem não estar disponíveis em planos individuais a um preço tão competitivo.
Caso o seu plano não tenha a segmentação hospitalar, não é possível realizar os procedimentos, mesmo que sejam obrigatórios. Agora é analisar bem todas essas informações e encontrar a opção que mais se adequa ao seu caso. E para não errar na escolha, conte com nossos especialistas no assunto para tirar todas as suas dúvidas. Avalie bem todas as opções e escolha a que melhor se encaixa no seu estilo de vida. O próximo passo é enviar toda a documentação solicitada de todas as pessoas que serão incluídas no serviço. Fique atento a todos os pontos do contrato e não hesite em perguntar caso algo te deixe em dúvida.
Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber
Há, ainda, opções que funcionam totalmente nesse modelo, com o pagamento de uma mensalidade mais barata e taxas adicionais, conforme a realização de consultas, exames e tratamentos. Contar com um bom plano de saúde para você e sua família é um sonho comum entre muitas pessoas. A ANS estabelece um teto apenas para modelos individuaisou familiares, que representam 17% do total de usuários.
Ela explica que os planos de saúde crescem com incentivos fiscais governamentais e com a desregulamentação, tornando-se um negócio que mercantiliza a saúde, negando atendimento aos beneficiários. “Os planos atendem menos de um terço da população, mas recebem financiamento maior que o do SUS. Essa pauta é matéria para o controle social do SUS e devemos ficar de olho nas fusões entre as operadoras”, finalizou. Para adquirir um plano, você precisa entrar em contato com uma operadora de planos de saúde ou com um corretor. No caso de planos coletivos, a pessoa jurídica contratante (empresas, associações, sindicatos ou entidades de classe) também pode contar com o auxílio de uma administradora de benefícios. No entanto, para garantir uma assistência de qualidade, é preciso saber como escolher a melhor opção.
Neste artigo, vamos detalhar as diferenças entre seguro saúde e plano de saúde, abordando desde o conceito básico até aspectos específicos, como reembolso, cobertura, forma de pagamento, entre outros. A CPT só é aplicável para planos individuais e familiares, planos coletivos por adesão e planos empresariais com até 29 vidas (com algumas exceções para planos com mais de 30 vidas). O termo pode parecer sentimental, mas, no contexto do plano de saúde, a carência é o nome dado ao período, previsto em contrato, em que você precisa esperar para poder fazer alguns procedimentos após a assinatura do contrato. Desde maio de 2013, as operadoras de planos de saúde passaram a fornecer bolsas coletoras intestinais ou urinárias para beneficiários ostomizados que utilizam o material.