Ao usar a imaginação e desafiado a memorizar, games online ajudam o jogador a lembrar dos detalhes para resolver as fases. A capacidade de lidar com o imprevisível e ao mesmo tempo o estímulo para criar oportunidades de resolver situações inesperadas, é um benefício que o videogame oferece para jogadores de todas as idades. Em 2018, o periódico Frontiers in Psychology, publicou um estudo de pesquisadores, feito na Itália, pela University of Milan Bicocca, justamente falando dos benefícios dos videogames. De fato, habilidades e competências podem sim ser ensinadas e aprendidas por crianças e adolescentes através dos jogos. Até no simples Tetris é preciso se concentrar para encaixar as pecinhas no melhor lugar possível.
Em alguns casos, como jogos de RPG, ainda é preciso ir além e ter que conhecer boa parte da história para saber qual será o seu destino no jogo. Há diversos games que, ao invés de levar o jogador para uma determinada aventura, têm ferramentas para que o ele mesmo crie o seu mundo e a sua história. O exemplo mais popular é Minecraft, que com o seu universo quadrado, fez milhões de jovens inventarem regiões, explorando o infinito e ilimitado mapa do jogo.
Destacando, ainda, que além de forma de interação social, especialmente com pessoas de outros lugares do mundo, os jogos on-line trazem outros benefícios. “São excelentes recursos de estimulação cognitiva no que diz respeito à estimulação do raciocínio lógico, resolução de problemas, percepção visual e espacial, atenção, memória, dentre outras habilidades. Além das mídias sociais e vídeos do YouTube, já se sabe, e não é de Jogos ao vivo hoje, que outro dispositivo que ocupa muito o tempo das crianças e adolescentes são os jogos eletrônicos. O isolamento causado pelo excesso do uso dos videogames também é extremamente prejudicial às crianças e aos adolescentes, embora comum. Ao se envolver a fundo com o mundo virtual, o indivíduo pode sofrer uma dificuldade de estabelecer contato com outras pessoas, tanto na infância e adolescência quanto na vida adulta.
O estudante demonstra mais vontade para estar nas aulas assimilando com mais propriedade os conteúdos propostos. Assassin’s Creed, pois fatos da vida real com teorias, artefatos, conspiração…, estão nesse jogo. Assim como no esporte profissional, as chances de se tornar um jogador profissional de videogame sãomuitopequenas. No entanto, a indústria de videogames está crescendo aos trancos e barrancos, muito mais rápido do que os esportes e entretenimento tradicionais.
O vício em games, como já explicado, é caracterizado pela priorização do jogo em detrimento a outras funções básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc. Um dos principais malefícios do videogame está relacionado ao tempo gasto na frente de uma tela. É comum que os seus praticantes desenvolvam o hábito de dedicar horas aos jogos, prejudicando as suas outras atividades diárias. Normalmente, crianças e adolescentes não sabem exatamente como lidar com suas frustrações ou demonstrem ser pouco tolerantes diante das decepções vivenciadas — seja nas brincadeiras, seja na vida real. Nesse sentido, as perdas que acontecem com frequência nos jogos podem ajudar a lidar melhor com isso.
Quantum Break deixará Game Pass temporariamente, diz Microsoft
Ensine importantes questões de segurança online por meio de aprendizado gameficado. A ascensão dos eSports e jogos como Fortnite e Rocket League permitem que as crianças compitam umas contra as outras para ganhar notoriedade ao vencer. Enfim, vimos aqui que existem muitos benefícios para quem joga videogame com consciência e orientação. Particularmente nos games, onde mais jogadores podem participar para cumprir o objetivo em comum, há grande demanda de colaboração e sincronismo, e isso é excelente para a formação de lideranças.
Artigos Relacionados
Através de conversas regulares, check-in para ver se eles estão gostando dos jogos e sugerir jogos mais desafiadores para tornar o jogo gratificante. Eles podem incluir aqueles que gravam e editam dublagens ou compositores que fazem trilhas sonoras de jogos. Os jogos também incluem designers e criadores de efeitos sonoros de jogos, juntamente com artistas de gravação que saem pelo mundo para capturar sons reais. Os artistas de jogos incluem dubladores, atores e até atletas e especialistas em dublês que fazem trabalhos de captura de movimento (câmeras especiais que gravam movimentos para criar personagens mais realistas). Dê uma olhada nas respostas para algumas perguntas importantes que os pais têm sobre jogos on-line para apoiar seu filho.
Há também os jogos em que se deve administrar o dinheiro da cidade ou de uma empresa. A reação física aos estímulos audiovisuais do videogame estimula a coordenação motora, seja através de um controle ou do movimento do próprio corpo. Os reflexos e as reações também são exercitados, assim como a atenção e a memória. O jogador é obrigado a ler ou ouvir as instruções, que são anunciadas no início do jogo, portanto, há a necessidade de lembrá-las durante todo o jogo. O domínio das teclas do teclado ou controle também exigem a memorização, o que melhora sua memória, seja de curto ou longo prazo. Isso ajuda as crianças a encontrar novos amigos, além de fortalecer os vínculos com seus velhos amigos.
Nestes casos, apenas com a ajuda profissional o jovem e as famílias poderão encontrar os recursos para ampliar as possibilidades de ser e estar no mundo de formas mais saudáveis”, explicita Carolina. As habilidades impostas pelos jogos mais modernos auxiliam o cérebro de pessoas de todas as idades. Esse tipo de recurso pode ser convertido para o ambiente escolar, por meio de ferramentas que auxiliam o aprendizado, inclusive. E finalmente, nunca se esqueça que apesar dos benefícios do videogame nas crianças, ele não pode ser o foco central da vida dela. Se você observar um comportamento individualista excessivo, um indício de vício ou um comportamento violento, é hora de estabelecer limites.