A fim de minimizar a propagação destas informações, tais empresas tem sido cobradas pela comunidade internacional no sentido de proporcionar meios de checagem de dados e eventual classificação como informação falsa. Mas enquanto essas redes ainda estão em fase de implantação, o cidadão lorenense pode, sozinho detectar uma fake news. Esse tipo de informação falsa pode ser muito perigosa, principalmente em relação a saúde, como indicação de remédios caseiros para certos sintomas.
Por exemplo, um governador realizou uma coletiva de imprensa e em seguida saiu uma Fake News sobre algo que realmente foi discutido neste evento. Muitas pessoas da população não conseguiram assistir a coletiva, mas sabiam que ela aconteceria e portanto, acabam acreditando na matéria e em suas informações. Verifique se a informação já foi desmentida por alguma ferramenta de checagem de dados. Data da publicação – Verifique se essa informação é recente ou foi publicada há muito tempo. Isso faz toda a diferença, já que notícias antigas, muitas vezes, não se enquadram no cenário atual. 1 de 1 Confira as dicas que separamos para você não cair nas fake news. Confira as dicas que separamos para você não cair nas fake news.
Elas são usadas para manipular pessoas e destruir reputações, além de já terem sido utilizadas no mundo até para influenciar eleições, espalhar pânico e dar informações erradas que podem, inclusive, colocar vidas em risco. Um site chamado “Verdades sobre a Ciência”, por exemplo, pode jurar de pés juntos que a Terra é plana, mas não é provável que qualquer astrônomo concorde com essa informação.
Nem sempre a notícia é falsa, mas pode ser velha e não fazer mais sentido com os fatos atuais. Desconfie de toda e qualquer informação lida e compartilhada, independente de quem tenha enviado e/ou noticiado. Familiares, amigos, colegas de trabalho e de estudo podem cair em fake news e compartilharem com você informações sem ter feito a devida checagem.
Senso Crítico É Arma Para Combater fake News
Verificar em outros sites também ajuda a ter uma visão mais ampla e menos unilateral sobre a questão, o que te permite compreender a notícia de forma clara. As ‘fake news’ são um perigoso instrumento de uso político e de destruição de reputações. Em ano eleitoral, o Brasil já se depara com a indústria da desinformação em pleno vapor. Por isso, é importante ter consciência de seus efeitos nefastos e ficar de olho para não ajudar a promover informações enganosas. 1) Sempre verifique as fontes da informação – organizações ou pessoas das quais você nunca ouviu falar aparecem na matéria, mas não resistem a uma pesquisa no Google? Fake News é como ficaram conhecidas aquelas notícias falsas que tem um tremendo poder de viralização, sem necessariamente estarem relacionadas a um fato real.
Cinco Dicas Para Não Cair Em Fakenews
Procure ler toda a matéria e não só a chamada, pois ela pode não ser exatamente como o título sugere. Isso significa, em tese, que eles contratam profissionais de comunicação e outros especialistas para produzir suas matérias. Esses profissionais foram treinados para apurar notícias, realizar entrevistas e investigar, entre outras coisas.
Questione A Veracidade Das Informações Noticiosas
É fundamental que tenhamos o costume de desconfiar e verificar as informações que chegam até a gente. O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados últimas notícias GO para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Essa análise é importante para não julgar como verdadeiro um conteúdo que é falso e para quebrar uma corrente de desinformação. E, para quem quiser melhorar os conhecimentos sobre fake news há oprojeto “Vaza, Falsiane”, que oferece curso gratuito sobre o tema.
Alguns temas requerem tempo de apuração e, consequentemente, podem alterar o teor da notícia para corresponder melhor ao fato. Tão problemático quanto produzir notícias falsas ou incompletas é compartilhá-las a esmo. Essas pessoas espalham fake news na saúde por diversos motivos diferentes. Algumas são golpistas e visam se aproveitar da desinformação para ganhar dinheiro fácil. Outras, simplesmente, são defensoras ferrenhas deste ou daquele governante, e não se importam em criar mentiras que favoreçam o discurso adotado por seu político preferido.