É importante criar espaços verdes, utilizando plantas, árvores e jardins verticais, para trazer a natureza para dentro dos espaços construídos. Além disso, é possível utilizar materiais orgânicos, como madeira, pedra e bambu, para criar uma conexão mais harmoniosa com o ambiente natural. Por isso, os projetos de arquitetura e design biofílicos buscam incorporar elementos naturais, como luz solar, ventilação natural, água, plantas e materiais orgânicos, de forma a criar espaços mais confortáveis e inspiradores. Segundo Gilmar e outros (2008, p.10), é notória a necessidade dos centros urbanos obter melhor qualidade de vida e o paisagismo é um dos instrumentos ambientais que podem ser utilizados para melhoria na qualidade ambiental urbana. A arborização urbana, jardins verticais, calçadas verdes, telhados verdes, jardins filtrantes são técnicas que melhoraram o visual do ambiente, facilitam para melhoria e qualidade ambiental, podendo ser usadas por gestores ambientais.
“Sempre tive muito interesse nessa questão, que coincidiu com a inovação dada aos projetos da GCP”, diz Sergio Coelho, sócio-fundador do escritório. “Gosto de usar o termo arquitetura responsável, mais do que arquitetura sustentável.” Assim, biomimética e bioinspiração não são aplicadas em todos os projetos — “falta tempo e investimento”, diz Coelho –, mas há uma constante preocupação projetos prontos com o entorno, e o cuidado no olhar para a natureza. Dessa vontade de performar melhor com custo energético mínimo , surgiu em 2003 o projeto Arquitetura Viva. O grupo de arquitetos e designers é guiado pela permacultura — conceito que se define pelos princípios de cuidado com a terra e com as pessoas, além do uso responsável de recursos naturais e seus excedentes.
Quais são os materiais utilizados na arquitetura sustentável?
Então, para fazer arquitetura sustentável, é importante estar dentro dessas legislações. Uma das formas de entender se essas soluções fazem sentido para as obras é criar indicadores que monitoram o consumo de tudo o que envolve o projeto. Essas informações vão servir para que você calcule o que está sendo positivo e negativo no dia a dia. Os benefícios de quem vai ocupar esse espaço, seja para moradia, trabalho ou lazer, e para a comunidade no entorno. Uma vez que esses projetos respeitam o local onde estão inseridos, a vegetação presente normalmente é preservada.
Conceito do Triple Bottom Line em empresas sustentáveis
Pequenas “ilhas” verdes trazem, ainda, frescor à praça pública, com a implantação de árvores e arbustos de vegetação nativa da região. O projeto de revitalização de um terminal de ônibus e um parque anexo em São Luís , idealizado pelo escritório paulistano Natureza Urbana, deu um novo sentido a uma área até então degradada no centro histórico da cidade. Unimos 16 anos de escritório e mais de 20 anos de experiência à tecnologia de modelagem de projetos em softwares BIM , o que nos permite prover ao cliente um projeto mais rápido, preciso e que possibilita uma obra mais eficiente e econômica.
Além disso, as cunhas verdes têm uma importância ambiental e ecológica muito grande. O crescimento não planejado – ou não tão bem planejado – das cidades também leva à fragmentação das paisagens. E para uma série de espécies a conexão das unidades da paisagem é fundamental porque isso facilita sua movimentação. Essas espécies, terrestres e aquáticas, precisam de áreas que favoreçam o crescimento populacional e o enriquecimento do “genetic pool”.
Integração com a natureza
O espaço funciona como um pequeno parque, com horta comunitária, áreas de descanso e reunião com bancos, mesas e cadeiras, além de equipamentos de entretenimento, como quadra, pista de skate, parede de escalada, mesas de pingue-pongue, fonte interativa e parquinho infantil. “Sugerimos diversas alterações urbanas, como na questão viária de trânsito, com faixas exclusivas de ônibus e uma ciclovia, além da proposta de integração e apropriação da população por meio da concepção da praça pública junto ao terminal”, destaca Manoela. A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação afirma que o Ceará é o único estado da federação que pode se tornar completamente infértil se não houver um trabalho de recuperação das áreas em situação mais crítica. O fenômeno é resultante de diversos fatores, entre eles as variações climáticas e atividades humanas. Além disso, é necessário escolher materiais de alta qualidade e durabilidade que possam ser reutilizados e reciclados no final de sua vida útil.
E a falta de áreas verdes cria ilhas de calor, não só por lá, como também em regiões vizinhas. Outra maneira de prezar pela sustentabilidade nas cidades é pensar em meios de transporte que sejam menos poluentes. No entanto, esse “estudo da casa” geralmente acontece fora de áreas urbanas, sem considerar a interferência humana.
E, nunca é demais lembrar, as plantas preservadas (como árvores), bastante funcionais, podem ser uma ótima opção para as empresas, graças a sua praticidade na manutenção. Às vezes não nos damos conta, mas pequenos detalhes podem fazer a diferença quando o assunto é conforto. Por exemplo, as plantas para apartamento têm o poder de deixar os ambientes melhores, mais purificados, leves e agradáveis. Mesmo que tenha menos espaço, consegue decorar o ambiente e se aproveitar de todos os benefícios que que a Arquitetura Biofílica oferece com Arranjos de Flores ou Jardins Verticais. A França que tem enfrentado problemas os níveis de poluição atmosférica e aprovou uma lei que obrigada os prédios comerciais a terem telhados verdes ou placas solares. Antes de mais nada, é bom deixar claro que estar próximo à natureza, inegavelmente, faz muito bem às pessoas.