Paula Souza, de 33 anos, tem parceiro estável, já possuía sex toys e decidiu comprar mais durante o período de isolamento. Por isso, a pantynova optou por um nome que não tem a ver com sexualidade, e garante que nenhum item vem com a descrição. A divulgação e disseminação de informações na mídia sobre o assunto também colaboraram e ainda colaboram para a expansão do setor.
Assim como a imprensa vem trabalhando para quebrar esse tabu, personalidades famosas falam sobre o assunto cada vez mais e com naturalidade e até a dramaturgia tem feito seu papel. Um exemplo é a recente cena da novela da Globo, Segundo Sol, que mostrou a atriz Andrea Beltrão interpretando Rebeca, uma mulher mais velha, se masturbando em horário nobre da TV aberta. “As pessoas tiveram que se voltar para elas mesmas, se preocupar mais com saúde e vida, e consequentemente a sexualidade entrou em pauta”, afirma.
Presidente Destaca À Omc Papel Do Brasil Na Segurança Alimentar
As cofundadoras da Velle contam, ainda, que, mais que vender, o objetivo da loja virtual se dá também na educação sexual, principalmente em meio à pandemia, tendo em vista o crescente aumento da procura por produtos eróticos. “Nosso foco é que nossas clientes tenham acesso a mercadorias de qualidade e que também sejam instruídas. Portanto, buscamos sempre tirar dúvidas e mostrar como usar cada produto, a fim de que o objetivo de aquisição também seja atingido. Além disso, temos uma inspiração no período grego, visto que a sexualidade na época era mais bem debatida, então, todos os nossos produtos levam nomes de deusas gregas, o que gera curiosidade e identificação. O mercado de produtos eróticos cresceu 12% durante o isolamento social, segundo a Associação Brasileira do Mercado Erótico, mas boa parte desse sucesso se deve às entregas em domicílio, que respondem por mais de 70% do faturamento do setor. Além disso, segundo a entidade, 90% das vendas são feitas via redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas.
Sex Shop: Delivery Faz Disparar As Vendas De Produtos Eróticos Em Belém
Há o “sex thru”, por exemplo, em que os clientes encomendam os produtos e vão passam para buscar na loja, e o próprio WhatsApp, que virou um segundo marketplace. Por falta de conhecimento, empresas que trabalham nesse ramo são, por várias vezes, confundidas com empresas de pornografia. O que é bem diferente, Libidgel segundo Lumertz, já que o produto erótico é focado no estímulo ao bem-estar sexual, a independência e autocuidado da mulher. “A pandemia trouxe uma terceira onda de mudança da visão do produto erótico com foco na saúde e bem-estar”, diz Paula Aguiar, escritora e especialista em mercado erótico.
Retenção De Clientes: 5 Estratégias Para Reter Seu Cliente
O setor precisa de uma grande marca sendo ela inovadora e criativa para puxa uma nova onda no mercado erótico. Por mais que vemos até lançamento de Franquia Barata para sex shop, grandes lojas com produtos e variedades a perde de vista. Uma das clientes dela, a advogada Ana, nome fictício usado a pedido da entrevistada, diz que nunca tinha comprado nenhum brinquedo sexual antes da pandemia. Todos entregues na portaria da casa dela em um prédio tranquilo e de moradores bem comportados e calmos no bairro da Batista Campos, ela conta. Branca conta que tem plena confiança na dupla de entregadores que trabalha com ela e que a única preocupação dela é que eles estejam sempre em segurança. A empresária já passou alguns perrengues em aplicativos de entrega, incluindo um sumiço de um motorista com vários produtos, os quais ela nunca conseguiu reaver apesar das denúncias que fez para a plataforma.
A faixa etária de 25 a 34 anos representa 51,4% dos clientes dos lojistas pesquisados. Os casados sofreram pelo oposto, pelo excesso de convivência e intensificação da rotina. As diferenças que eram mais toleradas passaram a estar mais presentes e consequentemente menos toleradas, isso repercute diretamente na questão sexual e na questão do desejo. Para 28,9% dos empreendedores, a solução foi buscar parcerias com outras empresas.
A boa notícia é que parece ter espaço para todo mundo, já que a estimativa é que 80% da população sexualmente ativa no país nunca comprou um produto erótico. “Temos um potencial enorme e acreditamos que a educação sexual é o principal caminho”, finalizou Chris. Para se ter uma ideia, a industria costuma vender 9,5 milhões de itens por mês e faturou mais de R$ 2 bilhões em 2019, segundo dados da pesquisa.
Para a especialista, desde 2010 o mercado começou a ter um olhar mais atento para o orgasmo feminino. Os sex shops também passaram por uma releitura ao longo das últimas duas décadas, deixando de se concentrar em produtos de má qualidade e focados no prazer masculino, com fantasias e brinquedos pouco adequados à realidade feminina. Além disso, a ginecologista explica que produtos à base de corantes e fragrâncias podem causar alergias ou irritar a parede vaginal. Ainda, é essencial que os itens sejam bem guardados e higienizados após o uso, a fim de evitar irritações. Outro ponto importante é que os brinquedos sexuais não devem ser compartilhados”, diz. São produtos de diferentes níveis de complexidade, formatos, texturas, cores, tamanhos, funcionalidades e preços.
Sem dúvidas, grande parte desse faturamento se deve ao crescimento do comércio online. Neste período de pandemia, o mercado disparou batendo recordes tanto no mercado físico quanto online. Assim como lojas físicas e e-commerce, o mercado erótico pau de cavalo gel está crescendo com as vendas diretas, conhecidas como porta a porta. Segundo Paula Aguiar, os vendedores autônomos têm conseguido uma importante fonte de renda em tempos de desemprego alto e aumento da informalidade do mercado de trabalho.