O profissional da área de Design Gráfico cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors, páginas da internet, entre outros tipos de peças gráficas. O surgimento de novas mídias e a necessidade crescente das empresas de fortalecerem suas marcas contribuem para o crescimento das ofertas de emprego para um designer gráfico.

Até o final do século XIX, as impressões eram feitas em preto e branco, havia uma pequena variedade de formas e tamanhos. E finalmente houve descobertas que revolucionaram a tecnologia das tintas de impressão e ajudaram a tornar a indústria gráfica um universo colorido, a dispersão das imagens coloridas chama a atenção e serve como incentivo para os artistas e o público. Com a impressão litográfica, os projetos podiam ser produzidos em tamanhos maiores e em cores e letras diferentes, tornando-se o marco da influência do design editorial e comercial. A tipografia utilizada como ferramenta da indústria gráfica, em um primeiro momento, era essencialmente uma tarefa de tipógrafos.

História Da Impressão Gráfica: Da Origem Aos Dias De Hoje

Nos séculos XVII e XVIII pouca coisa se modificou; os equipamentos foram sendo melhorados, mas a forma de trabalhar era basicamente a mesma. A única grande mudança foi a divisão de tarefas entre impressores e encadernadores. Com o surgimento das universidades, e com o crescimento do número de pessoas alfabetizadas, a produção de livros sofre um acréscimo de demanda. Os livros produzidos em xilogravura começam a substituir os feitos manualmente.

Memória Gráfica De Pernambuco

Atualmente, existem até mesmo agências que trabalham exclusivamente com produções para esse mercado. O audiovisual tem ganhado cada vez mais espaço, ampliando as oportunidades para os profissionais de design gráfico, que também atuam na criação de animações em 3D para publicidade, televisão e mídia digital. Os recursos 3D parecem ser a última cartada das interfaces gráficas, que agora começam a se adaptar aos novos dispositivos portáteis e operados por toques na tela, com os dedos. Outro recurso que está ganhando força é o chamado Desktop Semântico, que trabalhará não apenas com os arquivos, mas também com o conteúdo e a informação contextual ao manipular esses arquivos. Mesmo em meio a crise atual, diretamente a indústria gráfica não sendo considerada diretamente um serviço essencial pela população, enquanto fornecedora ela é de suma importância. Embalagens, rótulos, bulas e outros serviços gráficos essenciais contribuem na indústria farmacêutica, alimentícia, na educação, no agronegócio e assim por diante. Chamada na época de ‘oficina de impressão’, a empresa de Gutenberg ficou sob responsabilidade de Faust e Schöffer, um artesão de tipos que trabalhava com Gutenberg.

o surgimento das gráficas

Design Gráfico

A mímica e a imitação possivelmente foram as primeiras formas de ensinar e comunicar. Antes mesmo de constituir a linguagem falada os homens começaram a se comunicar através de desenhos e pinturas E são as chamadas pinturas rupestres os primeiros registros desse tipo de comunicação. A Revolução Industrial significou a introdução das máquinas na vida do homem, facilitando muitas de suas tarefas cotidianas. Podemos encontrar na história muitos acontecimentos e hábitos que levaram a consolidação da indústria gráfica. Ainda que não existisse tinta ou mesmo papel, o processo representa as primeiras formas de impressão e transmissão de conhecimentos. No início, o processo de impressão fazia uso de estruturas cilíndricas, com imagens esculpidas em barro para marcar gravuras.

Existem inúmeros produtos que são fabricados através do processo de produção gráfica, como livros, revistas, cadernos, embalagens, cartões de visita, rótulos, banners, cartazes e muitos outros. A Biblioteca Pública Estadual detém um dos acervos mais ricos do Brasil, sendo estimado em 270 mil livros e 370 mil volumes de periódicos. Há, ainda, jornais do início da Imprensa Pernambucana, obras do período colonial e do império, incluindo o período holandês. Atualmente é professor adjunto da UFPE, onde leciona e pesquisa no Bacharelado e na Pós-Graduação em Design. Projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual – para offline ou online – como panfletos, outdoors, páginas da internet, etc.

Formação Do Território Brasileiro

Com o surgimento de novas mídias e o crescimento da necessidade de empresas em fortalecer suas marcas, as oportunidades para esse profissional têm se expandido cada dia mais. O designer que atua em projetos editoriais é a pessoa responsável por determinar o formato de jornais, revistas, livros e demais veículos de comunicação impressos. É ele quem define o tamanho das páginas e margens, bem como as fontes, o espaçamento e tudo mais que estiver relacionado à aparência do material. O prêmio tem notoriedade internacional e reconhecimento em todo o setor gráfico do país.

Criação de setor de arte e criação, chamado Núcleo de Criação e Editoração. Com a evolução da tecnologia, a matriz digital foi adaptada para quase todos os tipos de impressão conhecidos hoje pelas gráficas. Alta qualidade de impressão, versatilidade e custo reduzido foram algumas das vantagens da impressão digital. Para grafica ribeirao preto a facilidade de todos, depois da invenção de Gutenberg os processos de impressão não pararam de se atualizar. A litografia surgiu em 1796, outro processo de reprodução de textos em papel, criada pelo austríaco Alois Senefelder. Ainda um processo considerado muito manual, a litografia ganhou uma atualização, anos depois.

Kady2001

Kady2001

O site do músico!

Leave a Reply

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com