Esse número supera, por exemplo, os 193 países participantes da ONU ou os 201 do Comitê Olímpico Internacional. Existem diversas modalidades de esporte, no Brasil, as mais populares são o futebol, o vôlei e o basquetebol. Mesmo nos esportes individuais, não podemos negar que o sucesso depende de cooperação. Seja com a equipe técnica ou com o próprio time, um atleta não vence sozinho. O mercado de trabalho procura profissionais capazes de pensar fora da “caixinha”, que tenham habilidades que vão além das competências técnicas.
Mesmo longe dos alunos, a escola segue engajada em continuar com esses estímulos. Por isso o Colégio Positivo colocou em prática o projeto MEXA-SE + no qual os alunos têm aulas com professores de diferentes modalidades esportivas. O projeto atende todos os níveis da escola e a dica é que a família incentive a criança e o adolescente a participar para entrar em movimento. O esporte é uma das melhoras práticas para a saúde, são diversos os seus benefícios enquanto atividade física. Mas você sabia que ele também pode exercer um papel influenciador no desenvolvimento das competências comportamentais? Isso mesmo, as práticas esportivas ajudam no desenvolvimento do corpo e da mente.
esporte
Então continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre a relação entre esporte e as competências comportamentais, as mais exigidas pelo mercado de trabalho. A liga americana de hóquei (NHL) é uma das maiores e mais prósperas ligas desportivas de todo o mundo. Com isso o hóquei atinge a terceira colocação com cerca de 2 bilhões de espectadores. Assim, o críquete conta com cerca de 2,6 bilhões de espectadores em todo o mundo. O futebol é disparado o esporte com o maior número de praticantes e espectadores em todo o mundo. Seu órgão oficial, a FIFA, possui 211 entidades membros, entre países e territórios filiados.
Os 4 principais torneios de tênis, o chamado Grand Slam, são disputados todos os anos e são responsáveis por boa parte dessa audiência. Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde. Os praticantes de esportes são chamados de esportistas, desportistas ou atletas. Isso mostra que carreira e esporte não são mundos desconexos, e que é possível aprender muitas lições para melhorar a performance de gestores e organizações. Quer saber como o esporte pode ter um papel decisivo na sua formação profissional?
Futebol (4 bilhões de espectadores)
Além de existir a possibilidade de aprendizado através dos conflitos, trabalhando agressividade, impulso e a frustração em momentos de derrotas, por exemplo. É assim que acontece o primeiro contato da criança, lá na educação infantil, com o esporte. “É nessa fase que a criança precisa trabalhar elementos motores que serão importantes para a vida dela adulta. Locomoção, manipulação e estabilização são essenciais para esse desenvolvimento”, explica Barbara Chinaglia Tagata, Assessora de Educação Física do Colégio Positivo. Na medida em que determinadas práticas do jogo, como as táticas e regras da partida ajudam os alunos a melhorarem a resposta em suas atividades na sala da aula, por exemplo. Enquanto habilidades emocionais, o esporte desenvolve o respeito ao próximo, resiliência, foco em resultado, objetividade, dentre outras competências.
Foi-se o tempo que dominar os conhecimentos práticos da sua profissão era suficiente para te dar uma boa posição profissional. As empresas hoje valorizam profissionais que possuem inteligência Tipos de Esportes emocional. Ou seja, que saibam lidar com suas emoções, que tenham visão sistêmica, saibam trabalhar em grupo, trabalhem a liderança, dentre outras competências comportamentais.
Competências comportamentais: Como o esporte te ajuda a desenvolvê-las
Nem só de vitórias é feito o esporte — e um atleta aprende a ser derrotado desde cedo. Por “aprender a perder” não estamos falando apenas de aceitar o fato de que o concorrente foi melhor. O exercício físico obedece uma rotina e um procedimento, baseado na repetição com objetivo de melhoria da condição física. O hóquei é um dos esportes mais praticados nos países mais ao norte do globo, dentre eles o Canadá e a Finlândia, onde é o esporte nacional. O Críquete é um esporte de campo e taco no qual duas equipes com 11 atletas se enfrentam. Em turnos variados, cada equipe assume a posição de lançamento ou de rebatida.
Os esportes mais populares do mundo são aqueles que conciliam uma grande quantidade de praticantes e, sobretudo, uma quantidade expressiva de espectadores. O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Essas são apenas algumas das qualidades que carreira e esporte têm em comum, contribuindo para uma performance excelente e, consequentemente, para uma ascensão pessoal e profissional. Se você acompanha o mundo dos esportes, deve saber que a preparação para uma competição envolve ações internas e externas.
Visualize maneiras de transformar os pontos fracos dele em oportunidades que a sua empresa conquiste o mercado.