História do Calçado

Conforme revelou a fonte, a rainha Elizabeth I , quem governou a Inglaterra entre 1558 e 1603, foi uma das primeiras mulheres a utilizarem salto alto e, isso, na intenção de parecer mais masculina. Os Keds foram vendidos em massa pela primeira vez como “tênis” de lona em 1917. Que inventou a máquina de costura para costurar as solas dos sapatos nas cabeceiras.

Como estes obtiveram maior êxito do que os que os atletas descalços, logo a invenção se tornou popular. No século XVIII, as práticas esportivas no Reino Unido levaram ao desenvolvimento de um tipo de calçado de couro flexível. Na idade média surgiram as sapatilhas, que eram utilizadas tanto pelos homens, quanto pelas, mulheres. Além disso, os guerreiros e soldados usavam botas de couro por baixo das volumosas armaduras. E é logo depois do Renascimento que surgem os sapatos de salto alto.

Os formatos dos sapatos que hoje conhecemos ganharam popularidade quando passaram há serem usados por cavaleiros, tanto homens quanto mulheres, que os usavam para equitação. Em seguida, o salto simples para equitação deu lugar a saltos mais finos, tornando-os mais elegantes. O sapato de salto alto feminino como moda é atribuído a Catarina Médici que usou pela primeira vez quando se casou com o duque de Orleães, posteriormente rei da França. Catarina era uma mulher de baixa estatura comparando-se ao duque e, desta forma se sentia insegura ao se postar junto ao noivo e futuro marido. Decidiu então, procurar o artesão italiano Constantine Coccinelle para encomendar o sapato com salto que usou em seu casamento, deixando-a mais alta e mais elegante. É mais do que uma assinatura, foi o legado de Coccinelle deixado para a posterioridade e, especialmente para as mulheres que amam sapatos.

Os primeiros sapatos de salto alto foram criados para os cavaleiros persas, para que eles tivessem uma melhor posição dos pés nos estribos durante as montadas. Não numa passarela para desfiles ou numa festa, mas nos campos de batalha de guerras na Ásia. O primeiro salto alto da história fazia parte de calçados militares, como explica o historiador Greg Jenner. No entanto, nem tudo são flores na história desses queridinhos da moda.

Quando foi inventado o calçado?

Os sapatos de salto alto foram criados para os homens

Esta tendência se fortaleceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando mulheres chamadas de “pin-ups” estamparam cartazes e revistas em poses sensuais, usando salto alto. “O que acontece rapidamente é que as mulheres começam a emular a moda masculina, e como parte disso elas começam a usar sapatos de homem.” “É um pouco mais tarde, no começo do século 17, que começamos a ver saltos usados de forma generalizada, começando pelos homens, para parecerem mais masculinos e durões”, afirma Jenner.

A história dos calçados

O monarca francês, para criar distinção entre nobres e plebeus, decretou que apenas membros da sua corte tinham autorização para usar saltos vermelhos como o dele. As celebridades, certamente, continuam fãs desta peça do vestuário, especialmente em eventos de gala, quando eles aparecem em suas versões mais altas. “Homens são então aconselhados a usar calçados racionais, e saltos não são racionais.” Os venezianos, por sua vez, foram responsáveis por transformar a peça e deixá-la mais luxuosa, sendo um símbolo de status, riqueza e posição social. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda. Pode parecer uma situação impensável nos dias de hoje, mas o primeiro modelo, que surgiu em meados do século 16, foi utilizado em um campo de batalha.

Os calçados usados por Neil Armstrong não voltaram junto com ele

A praticidade e o conforto dos sneakers, excepcionalmente os All Stars Chuck Taylor, tornaram a peça bem presente no visual das crianças desse período. Porém, ainda levou alguns anos para os tênis adentrarem no cotidiano das pessoas em geral. O século 19 foi caracterizado pela predominância de botas, tanto para homens e mulheres. Os estilos populares eram o inicialização Blucher, botas de pano, a bota lados elástico, a bota botão, e a bota Balmoral. No século 17, os homens usavamsapatosemulecom um dedo do pé quadrado, muitas vezes bloqueado e abobadado.

Até o final de saltos reino de Elizabeth I crescer para 5 – 7 centímetros, todo o calçado é feito retas e os lados estão abertos. O dedo apontado desapareceu no final da Idade Média e foi substituído por formas redondas e pés quadrados. Os Romanos chegaram na Grã-Bretanha usando a sandália militar, chamado de Caliga, que expõe os dedos tenis dolce gabbana masculino dos pés, tinha uma estrutura – modelado superior, laço frontal e uma sola fortemente pregadas. Fragmentos decalçadosda Idade do Bronze foram encontrados em escavações, mas não o suficiente para determinar estilos. Os calçados utilizados pelo primeiro homem que pisou na lua não voltaram para a Terra e foram descartados no espaço.

A parte superior do sapato era de pele de veado, o interior dos sapatos era de tecido de tília, as camadas de amortecimento e isolamento eram de fibra de grama e as solas de pele de urso. O século 20 viu uma variedade de estilos de calçados e a ascensão do designer de sapatos. Mule, uma palavra francesa, é um estilo de sapato que é sem encosto e muitas vezes de bico fechado. O estilo é predominantemente (mas não exclusivamente) usado por mulheres. Uma inovação importante em 1660 foi a fivela para prender umsapato. Samuel Pepys escreveu em seu diário de 22 de janeiro de 1660, “Este dia eu comecei a colocar em fivelas para os meus sapatos”.

Sombook
Logo