O gestor da Trópico Investimentos também destaca fundos de previdência como ativos que podem gerar renda passiva. Porém, ele ressalta que esse tipo de investimento traz um retorno periódico depois de um prazo, assim como o Renda+, citado acima. Os fundos de investimento, assim como tantas outras modalidades de ativos, exigem um valor mínimo para a aplicação. Esse valor varia de contrato para contrato e geralmente é mais alto nos fundos cujo risco financeiro é maior.
Existem alguns ativos que geralmente não estão disponíveis para investidores comuns, como aqueles de origem estrangeira, ou ainda títulos cujo investimento mínimo é bastante alto. Por mais que, à primeira vista, estas pareçam ser opções inacessíveis de investimento, com um fundo elas são possíveis. Como você já sabe, essas siglas indicam a composição de determinado fundo de investimento e, por isso, acabam sendo o primeiro critério a ser considerado por um cotista. Isso porque a sua categoria serve para que se possa visualizar para quais ativos os recursos serão direcionados e qual o perfil do fundo. Muitas corretoras de valores, inclusive, fornecem orientação completa sobre a relação entre o risco de determinado fundo e o perfil de investidor do interessado em comprar suas cotas.
Isso se deve à sua dinâmica, na qual o gestor aloca os recursos de todos os cotistas em ativos diversos. Ao realizar essas aplicações, obviamente tomará o cuidado de distribuir o dinheiro de forma que o conjunto performe de maneira equilibrada e com a menor incidência de riscos possíveis. Todas as informações que vimos até aqui estarão listadas neste documento, como aplicação mínima, tipo de fundo, taxa aplicada, estratégia adotada e tributação de impostos. Temos, portanto, condomínios residenciais, salas comerciais, galpões, hotéis e hospitais, por exemplo. Os imóveis, que aqui são os ativos, podem estar em construção e já existirem, em qualquer meio – urbano ou rural. Outra diferença é que, ao aplicar diretamente em ações, fora de um fundo, haverá a apuração mensal do Imposto de Renda.
Conheça seu perfil de investidor
A nomenclatura desse tipo de investimento também costuma trazer consigo o nome de sua gestora. Com esse dado, o futuro cotista pode checar sua procedência e reputação antes de seguir em frente. Outra quorex informação relevante desses papéis diz respeito a quem é o gestor do fundo. Averiguar os seus resultados e expertise é uma boa forma de embasar ainda mais a decisão sobre qual tipo de fundo escolher.
Os principais erros cometidos por investidores na bolsa de valores:
Normalmente, os CDBs seguem a lógica dos demais títulos de renda fixa que pagam a remuneração apenas no final do período. Porém, o investidor também encontra alguns CDBs que creditam o rendimento da aplicação na conta do cliente, mês a mês, em vez de reaplicar o rendimento. “Ao comprar um título como este, em vez do investidor receber o rendimento do título ao final do prazo, ele recebe o rendimento correspondente a cada seis meses. A partir disso, cabe ao investidor montar uma carteira com títulos de diferentes prazos para distribuir o rendimento ao longo dos meses”, explica Larissa. Ao contrário do que muitos imaginam, não é só na renda variável que estão as oportunidades para se obter uma renda passiva com investimentos. Ambas as modalidades podem ser incluídas em fundo, assim que o cotista pode, obviamente, se beneficiar de seus rendimentos.
“Em prazos maiores há uma maior probabilidade da aplicação se valorizar e gerar retornos interessantes”, diz. Ter uma parte do patrimônio em negócios que vão crescer ao longo dos anos, com equipes especializadas tomando conta disto, costuma dar ótimos resultados para investidores disciplinados”, afirma. Os inquilinos desses imóveis pagam um aluguel todo mês e esse valor normalmente é distribuído aos cotistas na forma de dividendos. Os fundos imobiliários são, portanto, uma forma indireta de obter uma renda passiva com imóveis. Basicamente, a única tarefa que cabe ao investidor é buscar o melhor fundo para o seu perfil e realizar os aportes necessários. O gestor, por sua vez, é quem vai acompanhar e analisar o mercado financeiro a fim de manter o desempenho da carteira dentro do esperado.
Por esse motivo, é natural que a rentabilidade de um não seja a mesma que a de outro. Logo, é importante que o investidor verifique os gráficos de rentabilidade do fundo, bem como suas expectativas de ganho. Dessa forma, se um fundo for classificado como D0, o resgate pode ser feito no mesmo dia. Se for D+2, por exemplo, então o processo de liquidação (quando o investidor recebe o montante de volta) será feito em dois dias após o pedido.
Fundo de Investimento em Cotas (FIC)
Tudo isso está estabelecido em contrato e é imensamente importante que o investidor saiba qual é o seu perfil e esteja ciente de qual é a especialidade do fundo que deseja se tornar cotista. Assim, é possível assumir unicamente os riscos a que esta pessoa está disposta a lidar. O tipo de fundo de fundo de investimento sempre está representado por uma sigla.
Reparou que, ao longo desse artigo, muitas modalidades estavam acompanhadas por estas siglas? Estas são as mesmas que servirão de identificadores para quem estiver interessado em investir. No Brasil, a Bitcoin e a Ethereum são as criptomoedas mais frequentemente eleitas para este fim.
A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. Se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material. Saber qual é o seu perfil de investidor é o ponto de partida para qualquer decisão de investimento.
Naturalmente, há fundos com prazos maiores, como os D+30, nos quais é possível resgatar as cotas adquiridas em 30 dias a partir da solicitação. Na dúvida, saiba que as informações sobre cada fundo de investimento devem constar no contrato. Se um dos ativos que fazem parte do fundo pagam dividendos, então esse valor extra será utilizado para a compra de novas ações.