Peixes de água doce, os mais ameaçados do Brasil

Por falar em tubarão, há uma ampla variedade de espécies encontradas nos mares brasileiros. Tubarões são peixes cartilaginosos, assim como raias e quimeras, encontradas em águas profundas. Ao todo, o Brasil tem 212 peixes cartilaginosos, com 110 raias – incluindo cerca de 30 de água-doce –, 96 tubarões e seis quimeras. No meio desse número, há 405 tipos de peixes que vivem em ambientes recifais. A excreção dos peixes é realizada pelos rins e uma pseudo-bexiga que se abre na parte posterior do intestino, próxima ao ânus. Nativa do Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã, a Carpa Siamesa (Catlocarpio siamensis) é um peixe de aproximadamente 2 metros que pode pesar até 105 kg.

Além disso, a boca é oblíqua, com grande número de dentes recurvados e pontiagudos. Apesar de escassos e de pequeno porte, em alguns pontos, como no Pantanal, ainda há ótimos locais onde podem ultrapassar 20 kg, como por exemplo, na região entre o Pará e Mato Grosso. Tem a cabeça enfeitada por seis barbas compridas, com efeito de órgão sensitivo. Bem como esporões nas pontas das nadadeiras peitorais e dorsal. Contudo, agarra suas presas com uma espécie de lixa localizada nas partes superior e inferior da boca. Verde-oliva na parte superior, o black bass apresenta uma lista preta na lateral.

Órgãos oficiais dividem o sistema de diferentes formas – o IBGE lista quatro plataformas ao longo do litoral; e o programa Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva, da Marinha, três. Para simplificar essa história, o biólogo João Luiz Rosetti Gasparini divide a geografia marinha brasileira em dois grandes grupos e estabelece Vitória, no Espírito Santo, como um marco. “[Do Norte] até o Espírito Santo, tem uma predominância de recifes biogênicos, formados também por algas calcárias, como aqueles que você vê em Porto Seguro, além de águas mais quentes”, diz Gasparini. Para baixo, explica ele, começam os costões rochosos, ilhas costeiras e é notável o fenômeno da ressurgência no litoral carioca que torna a água mais fria. Os peixes possuem diversas glândulas que produzem os hormônios necessários para a regulação de seu corpo.

Ao que se sabe, são 11 Badejos para a família Serranidae e 2 para a família Gadidae. Por esse motivo, é muito comum encontrar variadas tonalidades e tamanhos. No geral, algumas espécies podem pesar até 90 kg, o que traz ainda mais emoção para a pescaria. Considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo, o Bagre de Mekong (Pangasianodon gigas) é natural do sudeste da Ásia e pesa cerca de 292kg, com um tamanho de aproximadamente 3 metros. Assim como a maioria dos peixes gigantes de água doce, o Bagre de Mekong está em risco de extinção por conta da construção de represas e reservatórios que impedem a mobilidade da espécie.

Quais peixes são brasileiros?

Fotos Água Viva

Uma espécie que escasseia em consequência das barragens e da destruição das matas ciliares é Brycon insignis, conhecida como piabanha, de cor cinza, que chega a 34 centímetros de comprimento. Hoje classificada como ameaçada de extinção e com os estoques pesqueiros esgotados, nos anos 1950 era muito pescada – foram cerca de 20 toneladas em 1951, segundo artigo citado no Livro vermelho. Hidrelétricas instaladas na bacia do rio Paraíba do Sul, que se estende pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, são apontadas como uma das causas. Este peixe de água doce, com seu corpo achatado e coloração prateada, é uma adição popular a muitos aquários. O dourado é uma espécie icônica dos rios brasileiros, conhecido por sua coloração dourada e por ser um predador voraz. Além de sua beleza, é muito procurado por pescadores esportivos devido à sua força e resistência.

Verifique a área que você irá frequentar e não se esqueça de apostar na variedade. O nosso país possui muita variedade quando o tema são os animais. Abaixo você irá conhecer algumas opções e suas principais características, desde as espécies mais comuns até as inusitadas. Trata-se de um peixe com escamas de água doce, também conhecido como pacu vermelho. Pode ser encontrado em regiões de águas quentes, como Goiás, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.

Lista de peixes

Ele mede cerca de 1 metro de comprimento e pode chegar até os 5 kg de peso. Esse peixe habita a superfície de pequenos rios e igarapés das bacias Amazônica e do Rio Araguaia. Eles se alimentam de invertebrados aquáticos e terrestres, como insetos e aranhas, além de pequenos peixes. A fauna aquática brasileira é extremamente rica e diversificada, composta por um grande número de espécies de peixes de água doce.

Avaliação da condição corporal de Gado de Corte no Pantanal

Existem também peixes vivíparos, que após a fertilização se desenvolvem no útero da mãe Peixe Mosquito e se desenvolvem totalmente ao nascer. Embora o organismo desses animais aquáticos geralmente tenha um teor de sal bastante alto, o que significa que seu organismo contém mais sal do que o ecossistema onde vivem. É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo Peixe Guaru com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Pesquisa FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Pesquisa FAPESP). Em caso de reprodução apenas do texto, por favor, consulte a Política de Republicação Digital.

Sombook
Logo