As melhorias podem ser sentidas também pelas populações que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diariamente. Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional. Turismo Religioso – Também focado na busca espiritual, neste caso é relacionado as religiões institucionalizadas. Tais como afro-brasileiras, espírita, protestantes, católica, as de origem oriental, compostas de doutrinas, templos, rituais e sacerdócio. Engloba visitação de lugares, peregrinações, participação de celebrações e retiros espirituais.
Aqui pelo Brasil, o Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG) e o Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA) são opções. Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil. Assim como o seu nome induz, o turismo de massa tem a ver com a quantidade de pessoas que atrai. Por isso, essas viagens incluem megaeventos e destinos muito visitados, como o Machu Picchu ou a Torre Eiffel.
Geralmente eles viajam por motivos relacionados ao trabalho e não é levado em conta períodos de férias ou feriados prolongados. Turismo de Compras – Não tem muito segredo é a opção para os consumistas de plantão. Aqui o turismo está diretamente associado a lugares que são conhecidos como boas opções para umas comprinhas. Ou seja, muitas cidades dos Estados Unidos com seus outlets, com destaque para Miami e Orlando, e destinos caribenhos que são zona livre de impostos, como Aruba, Barbados, Curaçao, Granada, Ilhas Cayman, Jamaica e St. Maarten/St. Enoturismo – Combinando todo o universo da enologia, de conhecer vinícolas, saber mais sobre o terroir (solo), a produção e, claro, degustar vinhos, o enoturismo é um dos mais crescentes e em evidência no Brasil e no mundo. Produzindo vinhos desde o começo de sua colonização, de acordo com o Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, o País é o quinto maior produtor vitivinícola do Hemisfério Sul.
Insira seu e-mail e receba minhas dicas , conhecimentos e ferramentas, que permitiram a você viajar cada vez mais e melhor. Este é o tipo inquieto e não gosta de seguir o padrão, desejando evitar o turismo de massa em favor de uma abordagem individualizada e independente. Como se está dentro de seu modelo de viajante as desvantagens na realidade podem ser encaradas como oportunidades para alterar seu estilo.
Se esses serviços estiverem na rota dessas pessoas, se tornarão um ponto de referência. Um movimento que exemplifica bem essa modalidade é o grande número de turistas que visitam a região nordeste para as festividades juninas. O turismo de eventos é feito por pessoas que se deslocam para ir a alguma festa, atração cultural, esportiva, etc.
Isso porque quem pratica o turismo de estudos geralmente são profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento, universitários, concurseiros, vestibulandos, etc. O turismo religioso é um dos mais populares no Brasil, colocando cidades como Aparecida (SP), Trindade (GO), Juazeiro do Norte (CE) e Belém (PA) entre os destinos mais procurados do país. Existe até agroturismo, que explora as atrações do campo, e turismo de saúde, feito por pessoas que procuram tratamentos ou terapias em outras cidades, como balneários hidrotermais.
Algumas desses destinos antigos nunca perderam seus atrativos e existem até hoje. É o caso de Vichy, na França, cidade famosa por suas fontes termais e muito procurada para tratamentos de saúde e beleza. A cidade alemã de Baden-baden, conhecida estação de águas há séculos, e Budapeste, capital da Hungria, também são exemplos de destinos apreciados para banhos termais, entre muitos outros espalhados pelo mundo. Caracteriza-se pelas viagens feitas para lugares a fim de conhecer mais sobre a sua cultura, seus costumes e etc. Outro dos principais tipos de turismo do Brasil, é o turismo religioso. Isso porque o país é um dos mais tolerantes à religião em todo o mundo.
Agroturismo ou Turismo Rural – De acordo com a Embratur, a tipologia é caracterizada como sendo no campo, envolvendo atividades agrícolas, conservação ambiental e agregando valor a produtos e serviços da comunidade local. Para quem quiser ir de encontro com este modo de vida, que exalta as raízes, costumes e tradições os estados de São Paulo, Catamarã Farol do Morro para Morro de São Paulo Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Goiás são boas opções. O turismo cultural é o que a maioria das pessoas pratica sem nem mesmo perceber. Se você tem curiosidade sobre as tradições históricas de um país ou busca conhecer um pouco mais sobre as pessoas do destino para onde você vai, você já está exercendo esse tipo de turismo.