Tudo o que você precisa saber para abrir uma mercearia

Nosso time está preparado para cuidar de todos os trâmites para abertura do seu estabelecimento, além de fornecer orientações e informações importantes, dentre elas, para a escolha do melhor regime tributário para mini mercados. O custo para abrir um mini mercado varia em função de diversos fatores, dentre eles o tamanho do estabelecimento, a localização e a variedade de produtos oferecida. Neste conteúdo, você confere tudo o que precisa para abrir um mini mercado, incluindo, equipamentos, produtos e documentos legais.

Desta forma, o empresário vai ter as informações que precisa sem precisar especular diretamente ou questionar. O estoque deverá ser bem planejado, pois é preciso que tudo esteja dentro da validade para não perder os produtos com o tempo. Dependendo da quantidade de produtos e local o qual a mercearia estará localizada, este tempo pode ser reduzido. Vale tapioca ressaltar que a infraestrutura é fundamental também para chamar a atenção de quem passa. Prateleiras organizadas, chão cuidado, balcão limpo e todos esses pequenos detalhes devem tomar conta de sua rotina. Para sair de perto dos concorrentes, veja uma distância aceitável dos supermercados e bem perto dos moradores e nem precisa ser na avenida principal.

A importância do contabilista para a empresa se equipara à do médico para as pessoas. Procure indicações com amigos ou parentes sobre um bom profissional que lhes prestam ou já prestaram serviços. Converse com o contabilista e veja os serviços que ele pode lhe oferecer.

Como a boa relação com fornecedores impacta nos negócios

Mas não se esqueça, avalie com o seu contabilista qual é a melhor opção para a sua empresa. A base de cálculo corresponde a 1,6%, 8%, 16% ou 32% da receita bruta conforme a atividade principal desenvolvida pela pessoa jurídica. A alíquota é determinada em 15% a ser aplicada sobre a base de cálculo encontrada.

O que é necessário para abrir uma mercearia?

Planejamento

Uma mercearia deve apresentar uma estrutura que comporte a área de vendas, um espaço para os caixas, espaço para a área administrativa, área de estoque e banheiros. O investimento em marketing também é fundamental para a manutenção das vendas e da rentabilidade, uma vez que a divulgação é parte constante das rotinas de um mercadinho. Sendo o tipo de comércio que é frequentado pelas pessoas de todo o bairro e é rentável. Permitindo que parte de seu lucro seja revertido para melhorias e ampliação do mercadinho.

Para isso, invista em uniformes com a marca da sua empresa estampada neles. Antes de assinar o contrato com o locador, verifique todas as questões legais do imóvel. Consulte juntamente à Prefeitura da cidade possíveis restrições no local. Existem outras naturezas jurídicas que podem ser melhor apresentadas e especificadas pelo profissional de contabilidade.

Como proteger sua empresa durante a Black Friday no Brasil? Confira 5 dicas essenciais

Se você percebe vantagens nesse tipo de negócio, veja agora mesmo como montar uma mercearia e aprimore o comércio do seu bairro. Se a sua mercearia estiver localizada em um bairro com maior poder aquisitivo, pode ser necessário investir em produtos mais caros ou em um atendimento diferenciado. Por fim, mas não menos importante do que as dicas anteriores, procure oferecer um atendimento de excelência e muita qualidade aos seus clientes.

A organização de recebimentos já compromissados com pagamentos já compromissados. Isto é, compromissos que sua empresa já assumiu que levará a desembolsos futuros, bem como recebimentos futuros referentes a vendas já realizadas. No início deste manual pedimos para que você não fizesse suposições e não fosse otimista demais nas previsões do seu “Plano de Negócio”. As estimativas deveriam representar com a maior exatidão possível a realidade do mercado. Todas as estimativas que fizer no seu “Plano de Negócio”, de um jeito ou de outro, resultarão em previsões financeiras. Portanto, desde a fase do projeto da sua empresa, e em todo momento, você precisará ordenar as previsões de entrada de dinheiro com as previsões de saída de dinheiro.

É preciso também assinar o “Termo de Ciência e Responsabilidade com Efeito de Dispensa de Alvará de Licença de Funcionamento”. Conforme falado anteriormente, a Lei da Liberdade Econômica também beneficiou os MEIs. Se esse é o seu caso, saiba que essa regulação veio em 2020, com a resolução de número 59. O documento é do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas . Se o descumprimento da lei gera punição, omitir ou fazer declarações falsas em documento público também traz complicações. A legislação pune com multa e reclusão de até cinco anos casos de falsidade ideológica.